Seminário em Toledo reúne conselhos de desenvolvimento

Proposta é para discutir o crescimento dos municípios

Toledo vai sediar no dia 8 de junho o 1º Seminário de Desenvolvimento Econômico Local. A proposta é discutir a visão e o planejamento estratégico dos conselhos municipais do desenvolvimento econômico para que eles sejam ferramentas de crescimento em suas regiões.

O seminário é organizado pelo Conselho de Desenvolvimento de Toledo (COMDET), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), em parceria com o Sebrae e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com apoio do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD) e Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus de Toledo.

O evento será realizado no auditório do campus da PUCPR em Toledo, das 8h30 às 16h45. O seminário terá início com a palestra que irá discutir a visão e a estratégia estadual com os conselhos municipais de desenvolvimento econômico, com Silvio Barros, secretário de Desenvolvimento Urbano do Estado.

Em seguida, haverá o painel a respeito do diagnóstico econômico do município e do planejamento estratégico como ferramentas norteadoras das ações de um Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. Os debatedores serão João Ricardo Tonin, economista, e Dimas Bragagnolo, da Associação Comercial e Empresarial de Foz do Iguaçu. O presidente da Faciap, Marco Tadeu Barbosa, será o moderador.

O segundo painel irá tratar a respeito de governança e relacionamento público privado. Os debatedores serão o presidente da Associação Comercial e Industrial de Londrina, Claudio Tedeschi, e o secretário de Turismo, Indústria e Comércio de Foz do Iguaçu, Gilmar Piolla.

Por fim, na pauta do painel “A Operação do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico – o dia a dia do conselho”, estão a estrutura técnica necessária e o financiamento de projetos, importantes para que um conselho possa operar. Debatem José Carlos Valêncio, do CODEM de Maringá, e Marcelo Zuin, do CODESC Cianorte. A moderação será de Cezar Antônio de Césaro, do COMDET, de Toledo.