Segundo dia do PIG DATA teve atividades em universidades, escolas e entidades de Toledo

20 de outubro de 2022

O maior evento de Inovação e Tecnologia do Oeste do Paraná está movimentando Toledo e região. Desde a segunda-feira, dia 17 de outubro, Toledo recebe o PIG DATA 2022.

Com mais de 50 atividades em diferentes pontos da cidade, a programação seguiu na terça-feira (18) com Workshop: PHOTOSHOP para iniciantes, ministrado pelo Sesc Toledo, com orientações sobre recursos e ferramentas do programa, ajustes básicos de cor e luz, máscaras e cortes, retoques, dimensionamento e manipulação de imagens, conhecendo a interface, vetores, desenho digital, tipografia, design gráfico, exportação, entre outros itens. A programação seguiu com o Workshop: “Metodologias Ativas” Letramento digital, também organizado pelo SESC Toledo, com o objetivo de falar sobre técnicas para tornar as aulas mais interativas, dicas para gravação de vídeos, orientações sobre apresentações mais atrativas e interativas e operacionalização das ferramentas Google para trabalho pedagógico colaborativo.

Terça-feira também foi dia de atividades no Colégio La Salle com o Workshop Novo Ensino Médio, que recebeu estudantes e famílias com a oportunidade para que conhecessem mais sobre os conteúdos trabalhados em cada área e assim tomar uma decisão mais assertiva.

O espaço Inovacit recebeu o Workshop Gameficado, organizado pelo Sebrae PR. As oficinas On board usam jogos de tabuleiro para ensinar os empreendedores a lidarem com situações reais de mercado. Foram explorados temas como liderança, concorrência, planejamento, gestão de recursos, comunicação e muito mais.

Seguindo a programação, no período noturno, o Senac Toledo realizou a Palestra Inteligência Emocional Voltada para Business, com o instrutor Rodrigo Alexandre Bonetti, que falou sobre a percepção das próprias emoções no momento em que elas acontecem para escolha de emoções mais inteligentes. Além disso, ele tratou sobre a utilização de estratégias para substituição de emoções perturbadoras por outras mais saudáveis e adequadas ao momento e técnicas que impulsionam a motivação, interação com as emoções de outras pessoas, aprendendo a liderar de forma inteligente.

A Unipar fomentou a Oficina de Lógica e Introdução ao Desenvolvimento – Ensino Médio, voltados aos temas ‘Meu primeiro programa’ e ‘Criando uma página Web’. Além de mais dois eventos com os temas ‘Painel Tecnologias e suas aplicações’, que falou sobre ‘Visão Computacional e Suas Aplicações’, com instrução de Cleber de Souza Relli e ‘O fantástico mundo dos dados’, com instrução de Leandro Volanick. Já a palestra ‘Como a Inovação afeta o Direito?’ foi ministrada por Elaine Peinado, com parceria do Sebrae PR.

A UTFPR deu sequência a programação da Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia (SAET), que visa proporcionar a troca de experiências e integração entre a universidade, a comunidade externa e profissionais da área de engenharia e tecnologia.

Para finalizar a noite de atividades na terça-feira, o BIOPARK com parceria do Sebrae PR realizou a abertura oficial do Hackathon PIG DATA. Durante o evento foi realizada palestra com o especialista em Mercado de Negócios Digitais, Hector Cabral, que deu início aos trabalhos.

O PIG DATA segue até o domingo, dia 23 de outubro. A programação completa e as inscrições para as demais atividades podem ser acessadas pelo site ww.pigdata.com.br

Realização PIG DATA:
ACIT | INOVACIT
Promoção: RPC
Apoio: Prefeitura Municipal de Toledo
Patrocínio: Cresol Integração e Sebrae PR

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sebrae PR, Serviço Social do Comércio – Sesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Universidade Paranaense – Unipar, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Nexo Coworking, Biopark, Colégio La Salle, Colégio Incomar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo – Comdet, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo – Funtec, Queijaria Átani, Associação de Pesquisa Desenvolvimento e Tecnologia Hefestus e Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Deseco.