fbpx

Secretário de Educação do Paraná enaltece o PIG DATA 2023

27 de outubro de 2023

A cerimônia de abertura do PIG DATA 2023 foi realizada no Centro de Eventos Ismael Sperafico na noite de quinta-feira (26). O evento em sua quarta edição, continuará até domingo o (29), oferecendo aos visitantes uma experiência única, com mini palestras e atrações inovadoras nos estandes dos parceiros.

Para marcar oficialmente o início do evento de tecnologia, Márcio Pinheiro, Diretor de Inovação e Tecnologia da ACIT, conduziu o cerimonial, que recebeu autoridades do município, incluindo o Prefeito de Toledo, Beto Lunitti, o Diretor do Núcleo Regional de Educação, José Carlos, a Secretária Municipal de Educação, Marli Gonçalves da Costa, o Secretário Municipal do Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Diego Bonaldo, o Gerente Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Cesar Stein, e o Diretor Superintendente da CRESOL, Cleiton Staats. Além disso, o PIG DATA contou com a presença do Secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, que ministrou sua palestra sobre ‘Tecnologia a favor da educação’.

Márcio Pinheiro ressaltou o significado da visita do Secretário de Educação do Estado ao PIG DATA, realçando ainda mais o status desse evento já renomado. “A visita é uma confirmação do reconhecimento por todo o empenho dedicado a este projeto. Foram meses de trabalho árduo para que tudo se concretizasse conforme planejado. O PIG DATA é resultado do esforço coletivo da ACIT e de nossos parceiros, apoiadores e patrocinadores que injetam vida nesse evento extraordinário.”

Em seu discurso, o Secretário expressou sua gratidão pelo convite e elogiou o evento, que compartilha objetivos com o Governo Estadual em garantir que os estudantes tenham acesso às tecnologias que fazem parte do cotidiano de todos. “O PIG DATA está percorrendo o caminho certo. Sinto-me imensamente orgulhoso de fazer parte deste movimento de grande importância para o nosso estado”, declarou.

Roni Miranda destacou o segmento de Programação como uma das tecnologias fundamentais, altamente requisitadas pelas empresas, sendo introduzida nas escolas de Ensino Médio. “Nesse âmbito, estamos impactando aproximadamente 440 mil estudantes na rede estadual, proporcionando a eles a oportunidade de aprender programação.”

O Secretário de Educação do Paraná salientou que atividades como o PIG DATA e outros eventos semelhantes capturam a imaginação dos jovens e os preparam para um futuro promissor. “Nossa intenção é que eles deixem as escolas preparados para ingressar no mercado de trabalho.”

Durante sua palestra, Roni Miranda compartilhou informações sobre melhorias na infraestrutura das escolas, aprimoramento da qualidade da educação e detalhes do cotidiano dos estudantes e profissionais da rede estadual de ensino, incluindo o uso de equipamentos de informática como ferramentas de apoio à aprendizagem.

Ainda na noite de quinta-feira (26), o PIG DATA recebeu palestras sobre Agricultura Digital e Mapeamento Agrícola, ministradas por Aline Regina Limberger Cassel, bem como uma apresentação de Cibersegurança em Agrotech, conduzida por Lucas Dartora.

A programação continua na sexta-feira (27), com visitação gratuita até as 22h, oferecendo experiências nos estandes e uma série de mini palestras no período noturno. Entre os destaques, Gabriel Caus, que discutirá ‘Da Academia Ao Mercado – Fazendo parte do Ecossistema’ às 19h30. Às 20h, Karina Krone e Selson Rohsler, da Cresol Integração, abordarão ‘O Cooperativismo como Ferramenta Propulsora de Financiamento à Inovação’. Em seguida, às 20h30, Leonardo Garcia Tampelini trará à tona ‘A Era da Inteligência Artificial’. E para encerrar a noite, Sidgley Camargo de Andrade compartilhará insights sobre ‘Mineração de Dados em Redes Sociais e Aplicações’.

No sábado (28), a visitação estará aberta das 9h às 18h, e os visitantes terão a oportunidade de acompanhar a ‘Batalha de Robôs – Coliseu’ às 9h30. A competição de robótica é organizada pela Associação de Pesquisa, Desenvolvimento e Tecnologia Hefestus da UTFPR.

A entrada, o estacionamento e o acesso ao Centro de Eventos Ismael Sperafico durante o evento são gratuitos

O PIG DATA 2023 é uma realização ACIT, com patrocínio da Cresol Integração.

Apoio: Sebrae PR, RIC TV, InovACIT, Prefeitura de Toledo, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Agronegócio, de Inovação, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Núcleo Regional de Educação e Sorriso Toledo.

Parceria: PUC PR, Unipar, Fag Toledo, UTFPR, Unioeste, Sesc | Senac, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Funtec, Biopark e Hefestus.

.