Reunião na Acit esclarece sobre acordo coletivo do comércio de Toledo

Para esclarecer sobre as bases do acordo coletivo firmado entre o Sindicato do Comércio Varejista (Sinvar) e Sindicato dos Empregados do Comércio de Toledo, foi promovida reunião com empresários, na manhã desta sexta-feira (4), na Associação Comercial e Empresarial de Toledo. O presidente da Acit, Danilo Gass, abriu o encontro e salientou a importância da iniciativa.

De acordo com o assessor jurídico do Sinvar, Pedro Furlan, o Acordo Coletivo 2015-2016 foi assinado no dia 18 de agosto e proposta era explicar aos empresários sobre as novas cláusulas e tirar dúvidas. “Procurarmos explicar os aspectos em que houve modificações e que geram mais dúvidas, principalmente o que muda todos os anos, que são as chamadas cláusulas econômicas, os índices econômicos, valor dos pisos salariais, auxílio funeral, atestados médicos para mães acompanharem filhos a consultas médicas, entre outras”, enfatizou.

O vice-presidente do Sinvar, Beloir Rotta, agredeceu à Acit pela oportunidade de realizar o encontro e promover os esclarecimentos aos empresários. “Somos entidades que trabalham com mesmo foco e objetivo e essa parceria com a Acit é importante.”

Conforme Rotta, o sindicato está buscando maior aproximação e abertura com a classe empresarial. “Queremos mostrar que o sindicato está aberto para orientar os empresários, através do departamento jurídico, especificamente agora sobre esta questão da convenção que envolve interesses dos empregados e empregadores e sempre geram questionamentos”, explicou

Piso salarial
Segundo Furlan, como o acordo foi fechado em agosto, e tem validade para o período de 31 de junho de 2015 a 31 de maio de 2016, as diferenças salariais precisarão ser pagas.

Conforme o acordo, o índice de reajuste nos salários foi de 9,5%. Desta forma, o piso salarial para empacotadores passou a R$ 865,00; para empregados que exercem a função de copa, cozinha, limpeza, office-boy, repositor, porteiro, auxiliar de açougue e panificadora, passa para R$ 1.000,00. Para vendedores e demais empregados, o pisosalarial é de R$ 1.100,00.

Para o associado Gentil Bueno Correa, a reunião foi esclarecedora. “Quando se fala em leis trabalhistas é preciso estar atualizado e nada melhor que um órgão competente para informar e esclarecer as dúvidas que temos. As explicações foram bem claras e a iniciativa muito boa.”