Acit realiza reunião aberta para associados

Com objetivo de proporcionar esclarecimentos sobre o decreto editado recentemente pelo governo federal que normatiza o porte, posse e compra de armas e munições, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) promoveu reunião aberta para associados, na noite de quinta-feira (13).

Para falar sobre o assunto foi convidado o oficial da Reserva da Polícia Militar do Paraná, coronel Oscar Francisco Monteiro da Silva, que foi o primeiro comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar de Toledo. “O decreto foi uma das promessas do presidente Jair Bolsonaro, que liberaria o direito do cidadão de bem – preenchendo os requisitos legais -, de portar uma arma. Ele veio regulamentar a lei aprovada há 16 anos”, explica.

O polêmico Decreto nº 9.785, de 7 de maio de 2019, foi alterado em menos de 15 dias, pelo Decreto nº 9.789, de 22 de maio. Contudo, informou Silva, nesta semana, a Comissão de Constituição e Justiça do Senado aprovou que o decreto seja cancelado. “O próximo passo será a votação no plenário do Senado e vamos ser otimistas, esperamos que ocorram mudanças”, comenta.

Silva, que integra a Associação de Tiro Esportivo Toledense, também abordou sobre a legislação anterior, definições, tipos de armas e munições, sistemas de registros, requisitos que devem ser preenchidos para portar armas, tiro esportivo, entre outros temas, e respondeu aos questionamentos dos participantes.

GALERIA DE IMAGENS