fbpx

Quarto e quinto dia do PIG DATA movimentou a cidade com atividades em diferentes pontos

21 de outubro de 2022

O maior evento de Inovação e Tecnologia do Oeste do Paraná está movimentando Toledo e região. Desde a segunda-feira, dia 17 de outubro, Toledo recebe o PIG DATA 2022.

Com mais de 50 atividades em diferentes pontos da cidade, a programação seguiu na quinta-feira (20) com a palestra ‘Um relato nada convencional do Empreender’, realizado no InovAcit por Cirlei Rossi dos Santos, proprietária da Queijaria ÁTANI.

O Colégio La Salle fomentou o Workshop Novo Ensino Médio, que trata sobre O novo ensino médio implementado na Rede La Salle, que compõe a FGB – Formação Geral Básica, o Percurso Comum, o Percurso Avançado e o Percurso Específico, onde o estudante precisa escolher entre as áreas de Linguagens e Ciências Humanas ou Matemática e Ciências da Natureza. A fim de auxiliar os jovens nesta escolha, estudantes e famílias tiveram a oportunidade de conhecer um pouco sobre os conteúdos trabalhados em cada área e assim tomar uma decisão mais assertiva.

A PUC PR Toledo realizou na noite de quinta-feira a oficina Como aumentar a eficiência de equipes de trabalho por meio do Kanban. O momento foi de esclarecimentos sobre o método, que é um quadro de sinalização que controla os fluxos de produção ou transportes em uma indústria, com foco no aumento da produtividade de equipes de trabalho, gerenciando fluxos de entregas ao invés de atuar com microgestão de equipes.

O Sebrae PR deu sequência às consultorias empresariais para conhecer as dificuldades das empresas, sendo feitos diagnósticos e recomendações que ajudassem os empreendedores no dia a dia e gestão de seus negócios.

A Unioeste Toledo realizou o evento Extensão Tecnológica Inovadora – Parcerias Universidade X Empresa. Na oportunidade a universidade tratou de assuntos como prestação de serviços em análises laboratoriais e projetos, parcerias de sucesso, programa MAI/DAI do CNPq e painéis de pesquisa em inovação.

Ainda na noite de quinta-feira (20), o auditório da ACIT recebeu a oficina Como incorporar tecnologia nos negócios do MEI.

A FAG Toledo realizou o Web3 Day. Um dia para falar de Blockchain, tokenização de ativos, NFTs, legislação, regulação e a nova internet web3. A Unipar Toledo, com ação no PIG DATA trabalhou com o curso de Administração a palestra Marketing Digital.

A UTFPR Toledo deu sequência à Semana Acadêmica de Engenharia e Tecnologia (SAET) que visa proporcionar a troca de experiências e integração entre a universidade, a comunidade externa e profissionais da área de engenharia e tecnologia.

Quinto dia PIG DATA

A programação seguiu na sexta-feira (21) com orientação empresarial do Sebrae PR para empresários. A conversa durante o PIG DATA foi uma forma de diagnosticar os empresários para que aprimorem seus negócios e o dia a dia da gestão empresarial.

Na sexta-feira também foi dia do Senai Toledo receber o evento do Sebrae PR de entrega do Plano de Fortalecimento do Ecossistema de Inovação Agroalimentar da Governança Foodtech. O trabalho é resultado de diversos estudos desenvolvidos com base na metodologia da Fundação Certi (que leva em consideração vocação, potencial, tendências e cenários) e conduzidos pela governança Food Tech, composta por 18 membros, entre empreendedores, entidades e cooperativas locais. No documento, entregue ao prefeito Beto Lunitti foram listados critérios norteadores, que servirão como ponto de partida para a promoção de iniciativas. Constam itens como a necessidade de criar políticas públicas e leis de apoio à inovação e benefícios fiscais; ampliação da governança de alimentos e articulação de mais eventos voltados para a inovação na cadeia alimentícia, a partir da identificação das demandas locais. A ACIT esteve presente no evento, representada pelo vice-presidente da Indústria, Marcus Malacarne.

Programação sábado e domingo – dias 22 e 23 de outubro

A programação do PIG DATA 2022 segue no sábado (22) e domingo (23).

A Batalha de Robôs será no sábado (22) a partir das 14h e domingo (23) a partir das 9h, no Ginásio de Esportes Alcides Pan. A UTFC é um evento promovido por alunos da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, com a finalidade de difundir a robótica e tecnologia entre os câmpus da UTFPR e as diversas equipes parceiras, trazendo para a cidade de Toledo o primeiro evento de combate de robôs da história da cidade.

Na Oficina de uso de Drones serão apresentados drones e vant’s que são utilizados na agricultura para diversas finalidades, como aplicação de defensivos agrícolas, coleta de imagens, medição de áreas e outros. A atividade é organizada pela PUC PR e será realizada das 9h às 11h no campus Toledo.

A Universidade também está à frente do Campeonato de Lançamento de Foguetes. O evento irá reunir das 13h30 às 17h30 acadêmicos de Engenharia de Produção e alunos do ensino médio com o intuito de promover uma competição de foguetes artesanais feitos de garrafa PET e desenvolvidos pelos próprios alunos.

Para finalizar o PIG DATA 2022, no domingo (23) a partir das 11h no Shopping Panambi será realizada a final do Desafio Gamer, promovido pela UTFPR. Os modelos de partidas serão MD3 (melhor de 3) e os modelos de game ofertados serão CS-Go, League of Legends e Valorant. Cada equipe deverá ser composta de 5 jogadores, podendo ou não ter reservas.

As inscrições para as atividades podem ser acessadas pelo site ww.pigdata.com.br

Realização PIG DATA:
ACIT | INOVACIT
Promoção: RPC
Apoio: Prefeitura Municipal de Toledo
Patrocínio: Cresol Integração e Sebrae PR

Parceiros: Secretaria Municipal de Educação (SMED), Sebrae PR, Serviço Social do Comércio – Sesc, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – Senac, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, Universidade Paranaense – Unipar, Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz – FAG, Pontifícia Universidade Católica do Paraná – PUCPR, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste. Nexo Coworking, Biopark, Colégio La Salle, Colégio Incomar, Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico de Toledo – Comdet, Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, Fundação para o Desenvolvimento Sustentável, Científico e Tecnológico de Toledo – Funtec, Queijaria Átani, Associação de Pesquisa Desenvolvimento e Tecnologia Hefestus e Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Deseco.