Projeto Oeste em Desenvolvimento: Acit sedia encontro da Câmara Técnica do Leite

30 de janeiro de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) sediou na quinta-feira (29) encontro da Câmara Técnica do Leite, em iniciativa que integra o Programa Oeste em Desenvolvimento.

Lançado no segundo semestre de 2014, o Programa Oeste em Desenvolvimento visa empregar a sinergia de instituições, entidades e empresas, numa metodologia de gestão compartilhada, em busca da promoção do desenvolvimento econômico da região por meio de um processo participativo.

A abertura contou com a presença do presidente do Fórum/Programa Oeste em Desenvolvimento, Mario César Costenaro, do vice-presidente da Acit, Danilo Gass, e consultores do Sebrae.

O programa foi iniciado pela parceria entre Amop (Associação dos Municípios do Oeste do Paraná), Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná), Sebrae, PTI (Parque Tecnológico Itaipu) e Itaipu Binacional. Depois recebeu a adesão da Fiep(Federação das Indústrias do Estado do Paraná), e agora também conta com o apoio do sistema de cooperativas da região e da Unioeste. "Mas, a ideia é que a cada dia somem-se novos parceiros, sendo importante ressaltar que este é um projeto que não tem dono e nem direcionamento político", frisa Costenaro.

"A ideia é agregar a maior cooperação possível para o planejamento e a implementação de estratégias de desenvolvimento integradas", destaca Costenaro, empresário e arquiteto toledano, ex-presidente da Acit, que presidiu a Caciopar nos dois últimos anos.

O processo iniciou em 2012 com o início dos trabalhos para elaborar um diagnóstico da região Oeste. Foram identificadas as cadeias produtivas propulsivas da região, sendo priorizadas, neste início do programa, sete delas. São as cadeias agroalimentares, de proteína animal (frango, suíno, leite e peixe), a de material de transporte e a de turismo.

O programa tem grande importância para a região Oeste. "Entendemos que ao somar forças consegue-se ampliar possibilidade para identificar os desafios e as oportunidades para que a região continue crescendo e se desenvolvendo", salienta Costenaro.

Nesta semana foram realizadas reuniões, em cidades distintas, das quatro Câmaras Técnicas da  Proteína Animal Componentes Suíno, Frango, Leite e Peixe, com a coordenação do Sebrae.