fbpx

Projeto Iguassu Gourmet: Toledo representa Oeste em feira gastronômica

28 de julho de 2014

Por meio do projeto Iguassu Gourmet, que envolve entidades como a Caciopar, IDR-Oeste, Adetur e Fundação Parque Tecnológico Itaipu, o prato típico de Toledo, o porco no rolete, será apresentado na Feira Mundo Gastronômico, em Curitiba, nos dias 13 a 17 de agosto.

A proposta foi apresentada em reunião realizada sexta-feira (25) na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), com a presença do do diretor Institucional da Acit e presidente do IDR-Oeste, Jone Pasianot, do diretor de Empreendedorismo da Caciopar, Carlos Guedes, do secretário municipal de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, da presidente do Clube Caça e Pesca, Lorilda Bolson e Pedrinho Furlan, como sócio-fundador do Caça e Pesca.

No encontro o diretor da Caciopar, Carlos Guedes, apresentou o projeto Iguassu Gourmet, iniciado há cerca de um ano e que nasceu da percepção de empresários da região que no ano passado participaram de missão técnica ao País Basco, na Espanha, entre eles, Edson Carollo e Mário Costenaro, à época, presidentes da Acit e da Caciopar, respectivamente.

A ideia do Iguassu Gourmet é valorizar a matéria-prima regional, produtores, restaurantes, e transformar pratos típicos em possibilidades de turismo cotidiano, que possa atrair turistas. "No País Basco é muito forte essa caracterização e a gastronomia é tratada como cultura, com grande atrativo turístico. Quando olhamos para essa experiência e também para nossa região, percebemos que nos falta isso. Temos tradição muito forte, bem sucedida, que são nossas festas tradicionais, a exemplo do porco no rolete, que tem caráter nacional e até internacional, mas que acontece uma vez por ano. A intenção com o projeto é que se possa servir este prato não na forma como é concebido hoje, inteiro, mas sim, variações gastronômicas, agregando valor ao produtor", explica Guedes.

Com esta inspiração, o projeto vem sendo trabalhado em conjunto com as entidades em toda região Oeste, envolvendo a Caciopar (Coordenadoria das Associações Comerciais do Oeste do Paraná), IDR-Oeste (Instituto de Desenvolvimento Regional do Oeste), Adetur, Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, a Secretaria de Estado de Turismo, através do projeto Gastronomia Paraná, com apoio da Garapen (Agência de Desenvolvimento do País Basco) e Senac.

Porco no rolete na feira

Organizadores da Feira Mundo Gastronômico convidaram os coordenadores para apresentar o Projeto Iguassu Gourmet, no evento de abertura, no dia 13 de agosto, com sugestão de um prato regional, e após contatos com as lideranças de Toledo, foi escolhido o porco no rolete. O evento contará com um público seleto de autoridades, críticos e jornalistas do mundo da gastronomia.
"Quando olhamos para o Oeste, queríamos escolher um projeto representativo, que tivesse um conceito e fosse reconhecido. Não há dúvida, quando perguntamos fora da região sobre a gastronomia, o porco no rolete é o mais conhecido. Não temos pesquisa científica, mas pelas percepções que temos, o prato sempre vem encabeçando esta lista. Pensando nisto, nada mais justo do que valorizar este belo trabalho de 41 anos da festa do porco no rolete, como ato de respeito e carinho por esta tradição. Começamos com este, depois teremos outras gastronomias que poderão ser apresentadas", salienta.

Segundo Guedes, a oportunidade será muito interessante. "Com esse atrativo vamos mostrar a cara do Oeste, pois o objetivo será apresentar a gastronomia regional e depois esses renomados chefes de cozinha no Brasil vão trabalhar conceitos de inovação sobre os pratos, como podem recriar, desenvolver, lançar novas versões, mais gourmet, em menores porções, dessa derivação do que conhecerão das cinco regiões do Paraná", destaca o consultor.

O presidente do IDR Oeste e diretor da Acit, Jone Pasianot, destaca a importância do evento para Toledo. "Estamos inseridos neste contexto de discussão do projeto Iguassu Gourmet desde o início e vemos que é um projeto que vai agregar valor aos nossos produtos, além disso, a presença na feira vai trazer um grande destaque", enfatiza.
Para o secretário de Desenvolvimento Tecnológico, Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach, é uma satisfação representar o Oeste do Paraná no evento em Curitiba. "É uma iniciativa que oportuniza as diversas reuniões mostrarem sua gastronomia e com certeza trará benefícios", comenta.

Lorilda Bolson, presidente do Clube Caça e Pesca, entidade que realiza a Festa do Porco no Rolete, ressalta que os preparativos já foram iniciados. "Já estamos organizando nossa equipe de assadores para que possamos levar o prato típico de Toledo em grande estilo para a feira em agosto."