Projeto com apoio do Núcleo de Inovação encerra primeira fase

26 de novembro de 2018

O Núcleo Setorial de Inovação, do Programa Empreender, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participou do encerramento da primeira turma do curso de Informática Básica, em que foi parceiro, com convênio entre Prefeitura Municipal e Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Cerca de 40 alunos, entre 15 e 18 anos, que frequentam o Centro de Juventude (CEJU), participaram do curso que teve duração de seis meses, com término no último sábado (24).

As aulas foram ministradas pelos acadêmicos dos cursos de Engenharia da Computação e Tecnologia em Sistemas para Internet, da UTFPR, com a intenção de aproximar os estudantes da comunidade carente, por meio do projeto de extensão intitulado “Alfabetização Digital para Jovens dos Centros de Juventude de Toledo”.

Para o coordenador do Núcleo de Inovação, Márcio Pinheiro, foi uma satisfação fazer parte do projeto, que prevê ainda, mais uma turma para o primeiro semestre de 2019. “Este tipo de ação entre poder público e privado promove o desenvolvimento da área de tecnologia em nossa cidade, oportunizando aos jovens conhecer as possibilidades do setor. É bom para as empresas, para as universidades e para a sociedade, que ganha cursos de qualidade”, conta.

A professora do curso de Tecnologia de Sistemas para Internet, da UTFPR e coordenadora do projeto, Rosane Fátima Passarini, ressalta que a experiência foi bastante positiva para todos os envolvidos. “Os alunos do CEJU puderam adquirir mais conhecimento, além de interagir com acadêmicos de graduação, fazendo uso da estrutura dos laboratórios de informática da universidade. Para os acadêmicos que atuaram como monitores deste projeto, a experiência foi no sentido de vivenciar na prática a dinâmica de uma atividade de ensino, atuando desta vez, como propagadores do conhecimento”, frisa.

Ela comenta ainda a intenção de reencontrar os alunos formados no primeiro curso de informática, em parceria com a Prefeitura e Núcleo de Inovação. “Esperamos, fortemente, que possamos em um futuro próximo, encontrar com os alunos do CEJU atendidos pelo projeto, novamente nos corredores da UTFPR – campus Toledo, só que desta vez, como alunos de um de nossos cursos de graduação”, conclui

Programa Empreender

O Empreender é um programa da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o SEBRAE, e as Associações Comerciais, que visa o fortalecimento da micro e pequena empresa ao reunir empresários de um mesmo município nos chamados núcleos setoriais. Neles, os empresários discutem seus problemas e buscam soluções conjuntas com apoio de um profissional vinculado à entidade empresarial.