Professor define Indústria 4.0 como integração do físico ao digital

14 de fevereiro de 2020

Para falar sobre a união do físico ao digital e o impacto que novas tecnologias têm causado em todos os tipos e portes de indústrias, a ACIT foi palco para a palestra Indústria 4.0 – o grande milagre 4.0, realizada pelo Instituto Nomm, na noite de quinta-feira (13).

No auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, o professor e coordenador da pós-graduação em Engenharia Industrial 4.0, na Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pablo Valle, falou sobre a também conhecida Quarta Revolução Industrial, que agrega a aplicação de novas tecnologias, como Internet da Coisas, Big Data, Machine Learning, Manufatura Aditiva, Realidade Aumentada, entre outras, gerando valor em produtos e serviços.

No decorrer da palestra, Pablo comentou como tais tecnologias podem auxiliar no desenvolvimento das indústrias. “Proporcionam maior velocidade, adaptabilidade e, por fim, competitividade às empresas para que as mesmas possam responder às demandas cada vez mais voláteis dos consumidores. O objetivo final é assegurar experiência significativa às pessoas e transparência completa aos processos produtivos.”

Com a presença de profissionais do segmento industrial, empresários e estudantes, o encontro colocou em evidência a importância da automação nas indústrias, caminho natural para o desenvolvimento do setor. “Foi o momento de esclarecer como e quando devemos aplicar, bem como revelar as armadilhas que existem neste percurso, além de dar destaque em como isso impacta nossas vidas no curto e no longo prazo”, conta.

A palestra Indústria 4.0 – o grande milagre 4.0, foi uma realização do Instituto Nomm, com apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).