Primeira edição do ‘Papo Reto’ fala sobre segurança no trânsito

20 de setembro de 2019

Com o tema ‘Segurança no Trânsito com a PRF – Polícia Rodoviária Federal’, a ACIT iniciou na noite de quinta-feira (20) a programação do ‘Papo Reto’, evento gratuito que traz assuntos de relevância à comunidade.

A primeira edição foi uma conversa sobre Segurança no Trânsito com a PRF – Polícia Rodoviária Federal, com membros da Delegacia de Guaíra, Huanderson de Araújo dos Santos e Milton Moura.

Os policiais rodoviários federais foram recepcionados pelo presidente da Acit, Marcos Destefeni, que ressaltou a importância de falar sobre o assunto. “Estamos na semana nacional do trânsito, mas o assunto deve estar em evidência todos os dias. A conscientização é constante e precisamos falar sobre isso para o máximo de pessoas possível, por isso a iniciativa do Papo Reto”, conta.

O encontro, realizado no auditório da entidade, esclareceu que os acidentes de trânsito matam mais que homicídios e latrocínios no país. “É necessário ter muito cuidado e atenção, e o mais importante, estar 100% presente no trânsito, observar as placas de sinalização, velocidade da pista e não se deixar influenciar com outros pensamentos, como pendências a resolver e problemas do cotidiano”, frisa Huanderson Santos.

Milton Moura destaca os perfis mais frágeis no trânsito. “São eles os motociclistas, ciclistas e pedestres. São 47 mil mortes por ano no trânsito, 3.916 por mês, 130 por dia e cinco mortes por hora.”

Além de apresentar dados estatísticos dos acidentes em rodovias, principais causas de acidentes e medidas preventivas, os policiais rodoviários mostraram
vídeos e imagens de ações, a fim de conscientizar os participantes sobre como o trânsito pode ser perigoso, se não for em tomados os devidos cuidados.

2° edição

A próxima edição do Papo Reto será no dia 25 de outubro, às 16h, no auditório da ACIT. O tema será “O Trânsito e a Direção Defensiva para os entregadores de carros e motos”.

Rafael Rodrigo da Fonseca, agente de Trânsito do Município de Toledo, irá falar sobre conduta no trânsito; respeito às leis; faixas de pedestres; manutenção e documentação dos veículos; procedimentos em caso de acidentes; índice de acidentes em Toledo; apresentação de vídeos, entre outros assuntos.

O evento é aberto e gratuito. Os interessados podem realizar suas inscrições pelo telefone 45 3055-4636.