Presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento fala sobre cooperação e crescimento na Acit

22 de novembro de 2016

O presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), Mario César Costenaro, fez palestra sobre “Tempo e lugar de oportunidades: a cooperação e a transformação do território”, na noite de segunda-feira (21), na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

O evento integra o 7º ciclo da Caciopar, a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná, e teve como objetivo provocar uma reflexão entre os participantes sobre o papel de cada um no processo de transformação e no desenvolvimento do local onde estão inseridos.

Foram abordados temas como território: senso de pertencimento; a cooperação e o envolvimento de cada um na construção de uma comunidade proativa; as entidades organizadas como agentes de desenvolvimento; transformações possíveis x imediatismo ou solidez; o Oeste que queremos e que podemos, entre outros assuntos.

Costenaro ressalta a necessidade de ruptura de alguns paradigmas, como a cultura do imediatismo ou mesmo a não valorização do território e das culturas regionais. “Aspectos e valores que compuseram a construção da região Oeste devem ser fortalecidos, assim como a compreensão dos caminhos necessários para consolidação do nosso desenvolvimento”, pontua.

Ex-presidente da Acit, no período de 2004 a 2005, entre outras atuações em prol do associativismo e cooperativismo, Costenaro também presidiu a Caciopar, na gestão 2012/2014 e foi um dos idealizadores do Programa Oeste em Desenvolvimento (POD), que nesta quinta-feira (24), promoverá a 3ª edição do Encontro do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Território Oeste do Paraná, em Toledo.