O grupo de Estudos de Economia comportamental (GEECOM) da Pontifícia Universidade Católica de Toledo (PUC-PR) campus Toledo, finalizou a Pesquisa de intenção de compras dos consumidores para as festas de final de ano, demandada pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). Os resultados foram obtidos por meio de aplicação de questionários, realizados em duas etapas: 26 de outubro e 9 de novembro.
Ao todo, 316 pessoas foram ouvidas por estudantes e pesquisadores da Universidade, integrantes do GEECOM. Os questionários foram aplicados nas regiões centrais de Toledo, Shopping e pontos de maior movimentação de pessoas nos bairros Jardim Porto Alegre, Jardim Coopagro, Vila Pioneiro e Jardim Panorama.
Perfil dos entrevistados
Das respostas, o público feminino correspondeu a 50,6%, com predomínio à idade entre 35 e 44 anos. Já o público masculino, correspondente a 49,3% a idade predominante foi de 55 anos ou mais. Entre os rendimentos dos entrevistados, a variação ficou de um a dois salários, cinco a seis salários e superior a dez salários mínimos por pessoa.
Comportamento de compra
A pesquisa identificou que entre as mulheres, a pretensão da compra de presentes equivale de quatro a seis lembranças, com gastos de R$ 100,00 a R$ 200,00 por presente. Já os entrevistados no sexo masculino consideram a aquisição de um a três presentes, com pretensão de gastos entre R$50,00 a R$200,00.
Sobre o local da compra, os entrevistados informaram em sua maioria, que farão as compras nas lojas do Centro de Toledo (63,9%), seguida de lojas online (16,7%); lojas do bairro onde residem (12,97%) e shopping (4,11%).
Motivação de compra
Entre as razões para as escolhas dos locais, estão baixo preço (45,88%); variedade em produtos (25,31%) e proximidade (18,98%).
Os itens mais desejados para as compras dos entrevistados são roupas e/ou calçados (230 respostas), que correspondem a 72,78% das escolhas; brinquedos (99 respondentes), cerca de 31,32% das respostas, e, eletrônicos 12,65% (40 respostas).
Além de fatores econômicos, relacionados aos preços dos produtos, conforme relato de 132 pessoas (41,77% dos respondentes) a decisão de comprar no comércio de Toledo, está vinculada a qualidade dos produtos com 23,73%, atendimento 20,25% e variedade dos produtos, ou seja, 11,07% do total entrevistado.
Sugestões de melhorias no comércio local
Quando questionadas sobre o que poderia melhorar suas experiências de compras para as festividades no comércio local, as respostas de maior destaque foram: maior variedade de promoções e ofertas (31,64%); melhor atendimento (25,94%); variedade de lojas e produtos (18,03%); mais decoração e clima natalino (9,49%); mais atrações e eventos de natal (7,91%), e 6,96% mostraram-se satisfeitos com as condições atuais do comercio local.
Resultados da pesquisa
Os resultados da pesquisa podem ser utilizados por empresários e lojistas como guia para o período de final de ano, com melhorias às estratégias de marketing, divulgação e vendas de produtos.
Pesquisa na íntegra: https://acit.org.br/wp-content/uploads/2024/12/PESQUISA-INTENCAO-DE-COMPRA-ACIT-E-GRUPO-DE-ESTUDOS-GEECOM-DA-PUC-TOLEDO.pdf