fbpx

Após pandemia, empresas devem agregar valor com impacto positivo

28 de maio de 2020

Indústria 4.1, as perspectivas da nova indústria após a pandemia da Covid-19. Esse foi o tema da live realizada na segunda-feira (25), data alusiva ao Dia da Indústria, transmitida ao vivo pelo Instagram da Acit, com a participação do especialista Pablo Valle, tendo como mediador o diretor de Relações Institucionais, Diego Bonaldo.

Pablo Valle é Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica, coordenador de Pós-Graduação em Engenharia Industrial 4.0, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), em Curitiba. Já atuou em empresas como a TRITEC Motors – Joint Venture (BMW, Chrysler e Mercedes Benz).

Segundo Pablo, a maior mudança no contexto da indústria, serviço ou agronegócio, gira em torno da agregação de valor com impacto positivo. Nesse sentido, o principal vetor é a colaboração e a cooperação. “O que vale hoje não é somente, entregar o produto ou o serviço e ir embora, é preciso conectar, sentir as dores do cliente, suas dificuldades. Além disso, tona-se também necessário cuidar dos fornecedores e, em especial, dos colaboradores. Isso significa uma cadeia de negócio ágil, responsiva e preparada para as volatilidades de mercado. Em outros termos, seu negócio precisa ser digital, não há outro caminho”, destaca.

A pergunta de muitas pessoas é o que significa ser um negócio digital. Segundo Pablo, para surpresa de muitos, ser digital não é o fim. É o meio. “Quer dizer, usar tecnologias para conectar em tempo real com os clientes, para nivelar as informações e as expectativas com os fornecedores; ser digital para assegurar a integridade ocupacional dos colaboradores, para estar presente e ser reconhecido pela sociedade”, salienta.

Por outro lado, acrescenta, as novas tecnologias viabilizam a perenidade da organização, seja ao promover o desenvolvimento de maneira sustentável e, sobretudo, com o fim de elevar a competitividade que, por conseguinte, assegura a geração de riqueza e bem estar para a sociedade.

Na visão do professor, o “novo normal” implica na mudança de valor do ter para o ser. “Esta é a essência do novo normal, sair do ter para o ser, agregar valor para a pessoa, para a sociedade. Ser transparente, ter um propósito verdadeiro, viver o aqui e agora, obviamente, com austeridade e sustentabilidade.”

Para ele, o maior desafio pós-pandemia da Covid-19 é assegurar ações cooperadas entre todos os níveis de governos e sociedade organizada, com transparência e veracidade das informações, combater as fakes news, para amortecer os dramas que atingem a todos de alguma forma. “Como por exemplo, desemprego, sensação de irrelevância das pessoas – decorrente de um suposto mundo perfeito visto pelas redes sociais – e, em especial, devolver a segurança do ir e vir e da esperança para que possamos sonhar com um futuro cada vez melhor.”

Como iniciar ou acelerar a jornada da digitalização

O primeiro passo é buscar se desenvolver da maneira correta, por intermédio da cooperação com ecossistemas sadios, confiáveis e democráticos, como a Acit, cita o professor. Deste modo, pode-se descobrir novos conceitos, soluções tecnológicas e, o melhor de tudo, enxergar um oceano de oportunidades pela frente quando se trabalha em parceria. “Encontrar a trilha certa para o desenvolvimento profissional e, concomitantemente, evoluir como ser humano cuidando da saúde, da mente e do espírito. Esse é o grande segredo”, assegura Pablo.

Conforme o professor, talvez mais do que aprender com esse novo normal, é preciso desaprender de uma boa porção daquilo que imaginamos que sabemos ou acreditamos. “Reaprender tudo de novo, afinal, estamos experimentando um novo conceito, num novo normal”, conclui.