Parceria com BRDE para apoio ao associado da Acit

9 de março de 2015

Com a função de promover e induzir o desenvolvimento econômico e social da Região Sul, o Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) tem parceria com a ACIT há aproximadamente 10 anos.

O BRDE é um banco público, de propriedade dos governos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul e atua nesses três estados, além de Mato Grosso do Sul.

É um banco que faz repasse de linhas de financiamento de diversas fontes como o BNDES, FINEP, FGTS, e o FCO (Fundo Constitucional do Centro-Oeste). São recursos que o BRDE canaliza para quem quer investir em sua empresa ou em sua atividade rural.

O consultor do BRDE Paulo Marques Ferreira explica que os financiamentos são direcionados a todos os setores da economia, uma vez que o banco tem uma atuação bem abrangente. "Uma das vantagens é que temos uma atuação diferenciada, na qual nós escolhemos a linha que é melhor para o cliente e não para o banco", ressalta.

Outra vantagem é que a partir do momento que é feito o pedido de financiamento, o cliente pode entrar em contato direto com a pessoa responsável pelo processo, para saber como está o andamento. "Ele tem acesso ao telefone e e-mail para contato. Isso faz com que o cliente saiba o que está acontecendo, gerando também agilidade no processo", salienta.

Parceria

O atendimento na ACIT é feito pelo menos uma vez ao mês, onde são esclarecidas dúvidas. Caso o projeto do empresário não se encaixe nos planos do BRDE, é indicada outra instituição financeira.

"A parceria com a ACIT é fundamental, pois nos ajuda a suprir a nossa pouca presença no interior do Estado. Isso porque o Banco Central só permite bancos de desenvolvimento terem agência na capital do Estado", explica o consultor.

Entre 2010 e 2014 houve um aumento bastante significativo em financiamentos liberados pelo BRDE no município de Toledo. Em 2010 o BRDE fechou 77 contratos, com um total de R$ 6. 511.792,09 em financiamentos. Já em 2014 fechou 93 contratos, somando R$ 22.371.994,21 em financiamentos para diversos segmentos.

Além de todos os investimentos disponíveis, o BRDE prioriza investimentos em inovação, pois é o que gera crescimento para empresa, e também apoia produções do fundo setorial do audiovisual .