Palestra sobre prevenção ao câncer de mama abre Outubro Rosa

30 de setembro de 2014

A história de superação a um câncer de mama e a importância dos exames preventivos foi o foco da palestra de abertura da campanha Outubro Rosa, na noite de segunda-feira (29), no auditório do Colégio La Salle, para um público de aproximadamente 300 pessoas, a maioria mulheres, e também homens.

A iniciativa foi viabilizada pelo Núcleo Setorial da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) e empresas parceiras.

De forma alegre, espontânea e com muita interação com o público, Tânia Mary Gomez, que é presidente do Instituto Humanista de Desenvolvimento Social (HUMSOL) e vice-presidente da Federação Brasileira de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), relatou sua experiência de vida, repassou números sobre os tipos de neoplasias que acometem mulheres e homens e incentivou a prevenção e o cuidado com a saúde.

Tânia se considera privilegiada, pois descobriu o câncer de mama logo no início e em menos de uma semana do diagnóstico, passou pela cirurgia. Depois que se recuperou do susto e da cirurgia, decidiu que queria trabalhar na mobilização da sociedade na luta contra o câncer. "Nestas palestras o objetivo é levar informações sobre a doença, que é agressiva e difícil, mas é possível vencê-la. Mostro minha história de superação como paciente, 13 anos atrás. Só estou viva porque descobri na hora certa", contou.

Conforme ela, a estatística do Instituto Nacional do Câncer (Inca) indica que neste ano no Brasil serão registrados mais de 57 mil casos novos de câncer de mama. O problema maior é o desconhecimento das mulheres, o diagnóstico tardio e a falta de políticas públicas. "O que nos assusta é que, infelizmente, um terço destas mulheres morrem. Nos assusta também o fato de que em nosso país não existe o diagnóstico precoce, a maioria das mulheres descobre a doença muito tarde, outra parte faz mamografia e não retira os exames, outras tem oportunidade de fazer os exames e não fazem. Por isso precisamos desta conscientização sobre a prevenção", alertou.

Testemunhos

As empresárias de Toledo, Kátia de Césaro e Salete Dallagnol, e a dentista Simone Braga Côrtes, do movimento Cascavel Rosa, também contaram suas histórias de superação de câncer de mama durante a palestra.

As participantes ainda receberam um kit para montar o "Chaveiro da Vida", uma ação pedagógica que remete às cuidados preventivos, criado por Tânia (que é pedagoga) e que ganhou reconhecimento internacional em 2011, na Polônia. Houve ainda sorteio de brindes oferecidos por diversas empresas, ao final do evento.

Para a coordenadora do Núcleo Setorial da Mulher Empresária, Gladis Stockmann, a palestra alcançou o objetivo. "A Tânia abordou o assunto de uma forma descontraída, mas que chamou a atenção de todos os presentes. Ouvimos os comentários positivos e até já foram feitos convites para ela(palestrante) voltar em outros trabalhos", destacou.

O médico Torao Takada, que também é um dos parceiros da campanha Outubro Rosa, participou da palestra e destacou a importância das ações preventivas. "É importante esclarecer e conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção. As chances de cura são de 95% nos casos descobertos precocemente. E o mais importante é lembrar que o câncer de mama também acomete homens. Esta palestra atingiu o objetivo de chamar a atenção para este e outros tipos de câncer, é isto que queremos com a campanha", observou.

Programação

Dezenas de atividades estão programadas nos próximos dias. Nesta quarta-feira (1), acontecerá a abertura da campanha para as servidoras municipais, no Centro Cultural Ondy Niederauer, às 19 horas, na Vila Pioneiro; na sexta-feira (3), haverá a ação de orientação para mulheres idosas, no Certi da Vila Pioneiro, às 14 horas; no sábado (4), das 9 às 12 horas, será realizada a ação de orientação visando a prevenção do câncer de mama e aferição de pressão arterial, com distribuição de panfletos e informativos na Praça Willy Barth.

Parcerias

As entidades parceiras na realização das ações do Outubro Rosa são o Núcleo Setorial da Mulher Empresária da Acit, Prefeitura e Câmara Municipal de Toledo, Instituto ICAN, Ciscopar, Colégio La Salle, Unimed Costa Oeste, Fundação Waldyr Becker, Rotary, Igast, I-Radi, Lions Club, Hospital Bom Jesus, PUCPR e Câmara da Mulher Empreendedora.