Palestra sobre prevenção ao câncer de mama abre a programação do Outubro Rosa

10 de outubro de 2016

Mais de uma centena de mulheres participou da abertura oficial da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, na noite de sexta-feira (7), no Centro de Eventos Desiré Refosco. O evento contou com palestra sobre câncer de mama, minipalestra e curso básico de manutenção preventiva de veículos, organizados pela Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), por meio do Núcleo Setorial de Mecânicas, em parceria com o Sindicato das Indústrias de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado do Paraná, e Núcleo Setorial da Mulher Empresária.

A diretora da Mulher Empresária da Acit, Gladis Stockmann, destaca que a entidade abraçou a causa, mundialmente conhecida, junto com as demais entidades, órgãos e instituições do município ligadas à saúde, para ampliar as ações em prol da conscientização da população feminina e masculina. “Há alguns anos nos envolvemos nesta campanha, que tem a intenção de conscientizar maior número de pessoas. Salvando uma vida, já valem todas as ações. E costumamos dizer: mulheres, se amem. É melhor maneira de se cuidar”, diz.

Na abertura, o presidente da Acit, Flávio Furlan, ressaltou a importância da união de inúmeras entidades, cada uma com suas atividades voltadas à conscientização quando à doença. “Sabemos que pelo esclarecimento se consegue prevenir muitas situações. Vemos as mulheres participando ativamente, se preocupando com a prevenção e os homens têm muito a aprender com esta forma de encarar o problema”, enfatiza, parabenizando a todos os envolvidos com a campanha.

A enfermeira Andréa Melo Tracht, do Instituto do Câncer de Toledo (ICAN), falou sobre o câncer de mama e prevenção. Segundo ela, para muitas mulheres o câncer de mama ainda é tabu, demoram a procurar ajuda médica, por isso, a educação e a conscientização quanto a prevenção é fundamental.

“As mulheres precisam criar o hábito da prevenção, com o autoexame e consultas a partir da faixa etária indicada. Muitas têm medo de ir ao médico, mas dizemos a elas para se cuidarem mais. E, da mesma forma, os homens precisam buscar a prevenção”, diz.

Conforme a enfermeira, quando diagnosticado em fases iniciais, as chances de cura do câncer de mama são grandes. “O diagnóstico precoce é importante, porque aumenta as chances de cura. Quando o tumor é pequeno, está apenas no local, na mama, as chances vão de 80 a 95% de cura. Nos estágios mais avançados, o tumor pode ir para os gânglios, pulmão e para o sistema nervoso central, entre outros órgãos, e as chances caem para cerca de 33%”, explica.

O evento contou ainda com minipalestra sobre manutenção preventiva de veículos, com o técnico Thiago Dotta. Na sequência, as mulheres, divididas em pequenos grupos, puderam conhecer na prática o funcionamento dos veículos, nos segmentos de ar condicionado, elétrica, airbag e lataria, motor, caixa e correia, suspensão, freio, alinhamento e balanceamento e troca de pneus. A orientação foi feita por profissionais das empresas do Núcleo Setorial de Mecânicas.