Palestra sobre licitações municipais capacitará empreendedores de Toledo

Na quarta-feira (19) será realizada uma palestra visando à capacitação para os micro-empresários individuais e empresas de pequeno porte e micro empresas em relação às licitações municipais.

A palestra é gratuita e acontece no Auditório Acary de Oliveira, na prefeitura, com início às 19h. Entre os palestrantes está o consultor do Serviço de Apoio ao Empreendedor e Pequeno Empresário (SEBRAE), José Altair Schimmelfennig e o diretor do Departamento de Licitações do município, Gilberto Luis Schizzi.

Promovida pela Sala do Empreendedor de Toledo, abordará o tema “Tem um Grande Cliente que quer Comprar de Você. Vamos Vender?”.   Segundo a responsável pela Sala, Fernanda Moreira o objetivo é capacitar e explicar para os empreendedores como funcionam as licitações municipais. “Temos uma demanda muito grande de fornecedores no município e com essa palestra vamos poder capacitá-los para participar dos processos licitatórios, para que seja possível adquirir melhores produtos e serviços para o município” explica.

Segundo ela, a falta de conhecer como funciona faz com que os empreendedores não procurem participar desses processos. “O que esperamos é que os cadastros de fornecedores aumentem. Já são mais de 50 inscritos para a palestra”.

O secretário de Administração, Amaury Vilmar Linke, acredita que o evento é importante para o desenvolvimento da economia do município. “Os empreendedores de Toledo vão aprender como contratar com a prefeitura, e naturalmente, os recursos investidos pela administração municipal será investido pelas empresas dentro do município”, ressalta. Segundo ele, dessa forma será gerado um círculo vicioso de investimento entre o município e as empresas.

O diretor do Departamento de Licitações, Gilberto Luis Schizzi afirma que é essencial que os empresários entendam como funcionam os processos para que não haja problemas posteriores. “Vamos tirar dúvidas sobre as dificuldades que as empresas têm com a documentação, prazos e principalmente sobre o edital de licitações, que está no site da prefeitura” especifica o diretor. Ele acredita que se os empresários não leem o edital, acabam se precipitando e depois tendo problemas com os contratos. “Existem cláusulas explicando em relação às penalidades, multas e prazos, que ajudam a o empresário entender como funciona a montagem e execução das compras”, concluiu.

Da Assessoria de Comunicação da prefeitura de Toledo