Palestra orienta lojistas sobre exposição de produtos em vitrines

11 de novembro de 2015

Com a participação de mais de 100 pessoas, entre empresários e colaboradores das empresas associadas, a Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), promoveu palestra em parceria com o Procon, na noite de terça-feira (10).

De forma voluntária e atendendo ao convite das entidades, o advogado Ricardo Canan, que é mestre e doutor em Direito, orientou sobre as normas do Código de Defesa do Consumidor e esclareceu dúvidas dos participantes.

Conforme o coordenador do Procon, José Carlos de Queiroz, o órgão desenvolve um trabalho constante de orientação e prevenção e é importante promover ações como esta, especialmente com a proximidade do fim de ano, que gera maior movimentação do comércio. “Buscamos trabalhar de forma preventiva. Queremos orientar para que as empresas trabalhem dentro das normas, tenham mais segurança e atendam melhor os clientes”, afirma.

Segundo Canan, o Código de Defesa do Consumidor foi complementado por uma série de normativas, editados após sua entrada em vigor, e é comum os empresários encontrarem dificuldades em saber quais normas devem seguir.

Foram abordadas questões sobre disposição de produtos em vitrines, forma de afixação de preços e etiquetagem das mercadorias; práticas de preços, vendas no cartão de crédito, a prazo e a vista; troca de produtos, garantia estendida, entre outros. “Procuramos esclarecer as questões referentes a estes procedimentos, para que sigam as normativas legais, evitem problemas com a fiscalização e se adequem para prestar bons serviços aos consumidores”, comenta.

Na avaliação do gerente da Acit, Marcel Sarturi, o evento foi muito produtivo e atendeu a expectativa dos participantes. “A proposta é informar sobre estes temas, que normalmente geram bastante impacto nas empresas. A coordenação do Procon sempre está aberta ao diálogo com as empresas, e é importante essa interação para alinharmos o trabalho”, explica.

Em virtude do interesse dos empresários, um segundo evento como este já está programado para o próximo dia 26, na Acit, às 19h30.

Os interessados podem confirmar presença pelo telefone (45) 3055-4636 ou pelo e-mail: treinamentos@acit.org.br. A participação é gratuita e as vagas limitadas.