Palestra ‘Mecânica para Mulheres’ alertou sobre manutenção preventiva

20 de outubro de 2017

Surpreendente. Assim foi definido o evento ‘Mecânica para Mulheres’, realizado na noite de quinta-feira (19), no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel. Atentas, as participantes puderam saber mais sobre manutenção preventiva de veículos.

A ação, realizada pelo Núcleo Setorial de Mecânicas, Núcleo de Corretoras de Seguros e Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária, em parceria com a Porto Seguro – Seguradora e apoio da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), reuniu mais de 50 mulheres para tratar do assunto.

Para falar sobre questões pontuais, como freios, suspensão, óleo, embreagem, filtros de ar, motor, entre outras temáticas, o Núcleo Setorial de Mecânicas, fomentou uma mini palestra. O envolvimento com a plateia possibilitou que as participantes fizessem perguntas, sanando suas dúvidas.

O encontro proporcionou, ainda, conhecimento prático. Em grupos, as mulheres tiveram acesso a algumas peças dos veículos, além de orientações sobre troca de pneus. A condução dos trabalhos foi feita por profissionais das empresas de mecânicas.

Segundo o coordenador do Núcleo, Silvio Ribeiro, o evento é tradição e foi mais uma vez, sucesso. “É sempre importante zelar pelo veículo e com as informações é possível que tenham mais conhecimento e fiquem em alerta com os cuidados essenciais para um bom funcionamento de seus carros. O evento é também uma oportunidade para mostrarmos nosso trabalho e o que fazemos em nosso dia a dia.”

A coordenadora do Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária, Eliana Scherer, considerou o evento excelente. “Conseguimos reunir muitas mulheres com interesses em comum. A participação foi grande e ao longo da palestra muitos questionamentos surgiram, sendo esclarecidos pelos mecânicos. Acredito que todas conseguiram aprender um pouco sobre os assuntos”, ressalta.

A dona de casa Fernanda Cristina Bueno conta que a palestra foi bastante clara e objetiva. “Gostei muito. Eu tinha muitas dúvidas e consegui esclarecer, por ser uma linguagem mais simples e menos técnica. O que mais me chamou a atenção foi a questão do gasto excessivo de combustível quando anda-se com o câmbio do carro em neutro, agora, com certeza vou mudar esse hábito para economizar.”

O evento voltado ao público feminino integrou a campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama. Ainda na ocasião, o gerente Comercial da Porto Seguro – Seguradora, regional de Cascavel, Cleber da Silva, apresentou dados referentes ao câncer de mama, alertando as mulheres para a importância do autoexame, acompanhado de visitas ao ginecologista ou mastologista, tendo em vista as chance de diagnosticar a doença em seu estágio inicial. Ele falou ainda, sobre a disponibilidade de um seguro especifico às mulheres, chamado ‘Vida Mais Mulher’, que as indeniza após o diagnóstico de qualquer tipo de câncer.

“É importante que as mulheres se conheçam e tenham um diagnóstico precoce. Ter um seguro não significa estar livre da doença, mas sim evitar prejuízos econômicos no período de tratamento”, esclarece Cleber.

A estudante Santina de Oliveira relata o que a motivou a participar do encontro. “Há quatro anos eu fiz uma cirurgia e retirei uma lesão benigna da minha pele. Agora, há pouco tempo surgiu outra que também irei retirar. Mesmo voltado ao câncer de mama, vim ao encontro para saber mais; é sempre bom ouvir de outras pessoas com mais esclarecimentos. É muito importante se cuidar, sempre.”

Quanto a palestra sobre manutenção preventiva em veículos, ela conta que as informações serão passadas adiante. “Não dirijo, mas meu marido e minha filha sim; ouvi bastante relatos e explicações que vou passar para eles, para que prestem mais atenção no carro e quando estiverem na direção.”

O coordenador do Núcleo de Corretoras de Seguros, Cristiano Rocha, ressalta a importância das parcerias para a realização do evento. “Juntos, o Núcleo de Mecânicas, Núcleo da Mulher Empresária e Porto Seguro conseguimos fazer uma junção de ideias e objetivos. Uma preocupação com as mulheres, tanto com seus veículos, quanto com a saúde e relevância de se ter um apoio para possíveis eventualidades, não descartando o câncer de mama. Acredito que todas saíram satisfeitas e levarão em conta as orientações das palestras”, conclui.

Ainda no evento, as mulheres presentes participaram de um sorteio de brindes, oferecidos pela Porto Seguro – Seguradora.