fbpx

Outubro Rosa: Núcleo Multissetorial de Novo Sarandi promoveu palestra no distrito

6 de outubro de 2017

Dando sequência às ações de conscientização da campanha Outubro Rosa e Novembro Azul, sobre prevenção e tratamento ao câncer de mama e próstata, o distrito de Novo Sarandi, por meio do Núcleo Multissetorial, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizou o evento Sarandi Rosa, na noite de quinta-feira (05).

A enfermeira oncológica Andréa Melo Tratch, do Centro Integrado de Medicina Avançada de Toledo (Cima), falou sobre questões pontuais das enfermidades que atingem respectivamente mulheres e homens, bem como a importância da prevenção e do autoexame, no caso do câncer de mama.

“O essencial é que a mulher faça os exames preventivos, que procure o ginecologista ou o mastologista pelo menos uma vez por ano e faça mamografia após os 40 anos. O mais importante é a mulher se conhecer, se tocar e assim ter mais chance de diagnosticar o câncer de mama no estágio inicial”, explica a enfermeira.

Ela também alerta aos homens. “O que nos chama atenção é o câncer de próstata. Mesmo pelo tabu de fazer o exame, de ter que fazer o toque retal que é um dos diagnósticos, o ideal é a prevenção sempre.”

Segundo Andréa Tratch, o evento teve por objetivo conscientizar os moradores de Novo Sarandi. “É necessário entender que prevenir é o melhor caminho para o diagnóstico precoce, tanto na mama quanto na próstata, assim elevando as chances de cura para 90%.”

A coordenadora do Núcleo Multissetorial de Novo Sarandi, Eunice Diel, reforça a importância da palestra explicativa. “É sempre bom lembrar e conscientizar as pessoas para que se cuidem. A enfermeira entende muito do assunto e conseguiu nos passar informações de grande relevância”, conclui.

Ao fim do evento, Roseli Furlan Joner, a qual passou por tratamento e hoje celebra sua história de superação, entregou uma lembrança à enfermeira Andréa Tratch, que voluntariamente ministrou a palestra em Novo Sarandi.