OST realiza concurso de redação em parceria com Controladoria Geral da União

OST realiza concurso de redação em parceria com Controladoria Geral da União

O Observatório Social de Toledo, em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), realiza em 2015 a 7ª edição do Concurso de Desenho e Redação. Voltada a estudantes das escolas públicas e privadas do país, a iniciativa tem por objetivo despertar nos estudantes o interesse por assuntos relacionados ao controle social, à ética e à cidadania, por meio do incentivo à reflexão e ao debate desses temas nos ambientes educacionais. O prazo para inscrição é até dia 31 de agosto.

Na categoria “Desenho”, poderão participar alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Já na categoria “Redação” poderão participar alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º ano do Ensino Médio, incluindo alunos matriculados na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Conforme a presidente do Observatório Social de Toledo, Rita de Cássia Guerro, todos os anos o OST desenvolve um concurso e neste ano surgiu a parceria com a CGU, melhorando o nível da ação. “O concurso tem a ver com o propósito do Observatório de promover a cidadania e coesão social, através de ações que envolvem tanto os adolescentes, como o cidadão adulto, para plantar uma semente de cidadania”, afirmou. Ela ainda explicou que o Observatório está promovendo a divulgação, levando para as escolas e lançando o desafios para os alunos.

Neste ano o tema do concurso será fundamentado na campanha ‘Pequenas Corrupções – Diga Não’, lançada nas redes sociais da CGU, em 2014. “O objetivo é conscientizar os cidadãos para a necessidade de combater atitudes antiéticas, ou até mesmo ilegais, que costumam ser culturalmente aceitas e ter a gravidade ignorada ou minimizada”, comentou Rita. Segundo ela, as peças da campanha buscam chamar a atenção e promover a reflexão sobre práticas comuns no dia a dia dos brasileiros, como falsificar carteirinha de estudante, roubar TV a cabo, comprar produtos piratas, furar fila, tentar subornar o guarda de trânsito para evitar multas, entre outras.

Os trabalhos poderão ser enviados até 31 de agosto de 2015 por correio ou por formulário eletrônico disponível em: http://www.portalzinho.cgu.gov.br/concursosEm caso de dúvidas deve-se entrar em contato pelo e-mail desenhoeredacao@cgu.gov.br ou para toledo@osbrasil.org.br.

Premiação

O primeiro colocado de cada ano em cada categoria será premiado com um notebook e o certificado de premiação e reconhecimento da CGU. Os segundos colocados receberão, além do certificado, um tablet. Já os terceiros lugares serão premiados com um smartphone, mais o certificado de premiação e reconhecimento do CGU.

O professor responsável, cujo nome esteja no formulário do trabalho selecionado como primeiro colocado receberá como prêmio, um leitor de livro digital e o certificado de premiação e reconhecimento da CGU. Na categoria Escola-Cidadã, cada uma das três escolas vencedoras receberá um computador e Certificado de Escola-Cidadã. 

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.