Oeste em Desenvolvimento: programa busca integração e fortalecimento regional

12 de agosto de 2015

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) sediou na manhã desta quarta-feira, 12, o primeiro de uma série de encontros promovidos pelo Programa Oeste em Desenvolvimento com profissionais dos meios de comunicação.

O evento contou também com a presença do presidente da Acit, Danilo Gass, do prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt e do gerente regional Oeste do Sebrae/PR, Orestes Hotz.

O presidente do Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro, destaca que o Programa está baseado na sinergia. “Busca integrar todos os atores públicos e privados da região para atuar com foco no desenvolvimento e na melhoria das condições e da qualidade de vida e também da consolidação do potencial competitivo do Oeste.”

Segundo Costenaro, ao fechar um ano na prática de ações do programa – que teve anteriormente cerca de dois anos de estudos e planejamento -, está programado o Fórum de Desenvolvimento do Território do Oeste, para mostrar o trabalho realizado nas Câmaras Temáticas. “Estamos com algumas ações efetivadas, fortalecidos em termos de adesão e será mostrado como foram pensados os eixos estruturantes, o que está sendo trabalhado e apresentar propostas de planejamento para o futuro”, explica.

O fórum, que será realizado no próximo dia 25, em Cascavel, será um momento de promover uma grande interação entre instituições públicas e privadas em prol do desenvolvimento do Oeste. “Precisamos unir forças para promover ainda mais essa região”, diz Costenaro.

Oeste em Desenvolvimento

O Oeste é uma das regiões que mais crescem no Estado. Somente na cadeia produtiva animal – que envolve a suinocultura, a avicultura, o pescado e atividade leiteira – responde por cerca de 30% de toda a produção do Paraná e gera uma receita de mais de R$ 8,5 bilhões por ano. Mas tem potencial para muito mais.

Neste primeiro ano de atividades, o Programa Oeste em Desenvolvimento buscou várias alternativas para impulsionar a economia da região compreendida por 54 municípios que, juntos, tem uma população de 1,3 milhão de habitantes.

O Programa Oeste em Desenvolvimento, lançado em agosto de 2014, é uma ação de Governança Regional, apoiada por mais de 20 instituições públicas e privadas, entre elas, Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico da região por meio da participação coletiva e fomentar a cooperação entre empresas públicas e privadas.