Oeste em Desenvolvimento: diagnóstico será apresentado em Toledo

11 de agosto de 2015

O Programa Oeste em Desenvolvimento promove nesta semana uma série de encontros com a imprensa da região. O primeiro deles será nesta quarta-feira, dia 12, às 8h30, com jornalistas de Toledo, na sede da Associação Comercial e Empresarial (Acit).

Durante os encontros será apresentada uma prévia sobre o Fórum de Desenvolvimento do Território do Oeste previsto para ser realizado no dia 25 de agosto, às 19h, no Teatro Municipal de Cascavel.

Os integrantes do programa apresentarão também um diagnóstico econômico do Oeste. A proposta do fórum é reunir lideranças políticas e empresariais para pedir uma atenção diferenciada para a região.

O Oeste é uma das regiões que mais crescem no Estado. Somente na cadeia produtiva animal – que envolve a suinocultura, a avicultura, o pescado e atividade leiteira – responde por cerca de 30% de toda a produção do Paraná e gera uma receita de mais de R$ 8,5 bilhões por ano. Mas tem potencial para muito mais.

O presidente do Oeste em Desenvolvimento, Mário Costenaro, acredita que o fórum será um momento de promover uma grande interação entre instituições públicas e privadas em prol do desenvolvimento do Oeste. “Precisamos unir forças para promover ainda mais essa região”.

Balanço

Neste primeiro ano de atividades, o Programa Oeste em Desenvolvimento buscou várias alternativas para impulsionar a economia da região compreendida por 54 municípios que, juntos, tem uma população de 1,3 milhão de habitantes.

O primeiro passo foi fazer um diagnóstico econômico territorial para conhecer de perto o Oeste, com suas dificuldades e potencialidades. “O estudo apresentou informações econômicas concretas a respeito da região, dando condições ao programa para realizar atividades focadas nas principais potencialidades regionais”, explicou Costenaro.

O Programa

O Programa Oeste em Desenvolvimento, lançado em agosto de 2014, é uma ação de Governança Regional, apoiada por mais de 20 instituições públicas e privadas, entre elas, Itaipu, Fundação Parque Tecnológico Itaipu (PTI), Sebrae-PR, Ocepar, Caciopar, Amop, Emater e Fiep. O objetivo é promover o desenvolvimento econômico da região por meio da participação coletiva e fomentar a cooperação entre empresas públicas e privadas.