Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) organiza projeto para valorizar setor

23 de setembro de 2016

Fortalecer o setor de Tecnologia da Informação (TI), por meio do incentivo a jovens universitários. Este é o objetivo do Núcleo Setorial de TI, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), que se reuniu na quinta-feira (22) com coordenadores de universidades de Toledo, a fim de dar sequência ao planejamento e elaboração de um projeto voltado a estudantes e ao público em geral.

Este foi o segundo encontro do Núcleo com os coordenadores de universidades toledanas. O contato visa discutir detalhes do projeto que deve ser realizado no próximo ano. A intenção é gerar visibilidade ao setor, bem como atrair a atenção de acadêmicos e jovens que se preparam para integrar as universidades nos próximos anos.

O encontro contou com a participação de integrantes do Núcleo, coordenadores de cursos de Sistemas de Informações de universidades toledanas, entre eles, Fábio Engel de Camargo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Fernando Giardoni, da Faculdade Sul Brasil (Fasul); Maycon Pena Vaz, da Universidade Paranaense (Unipar) e Evandro Nava, coordenador do NEEI – Núcleo de Excelência em Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo, além da participação do consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PR) unidade de Cascavel, Osvaldo Brotto.

O coordenador do Núcleo de TI, Edilson Backes expõe que o evento será realizado em agosto de 2017. “O planejamento antecipado nos dá suporte para que façamos um trabalho bem feito e com bons resultados. O objetivo é congregar todos os atores do setor de tecnologia da informação, ou seja, as universidades, entidades e empresas, apresentando aos estudantes a realidade desta área, bem como capacitá-los em segmentos específicos com a realização de mini cursos e palestras”, explica.

Para a realização do evento, além das parcerias com as universidades toledanas, o Núcleo de TI conta com o apoio do Sebrae/PR. “Somos parceiros do projeto na organização dos conteúdos a serem apresentados aos estudantes. Consideramos de suma importância o setor de TI e, creio que com este evento vamos fortalecer ainda mais o segmento, atraindo ainda mais jovens para a profissão”, conta o consultor do Sebrae/PR, unidade de Cascavel, Osvaldo Brotto.

Edilson Backes ressalta a importância da parceria com as universidades toledanas. “As empresas do Núcleo de TI são consumidoras diretas dos profissionais gerados nas universidades, portanto essa parceria é fundamental para a valorização do setor, tendo em vista que o segmento tem se desenvolvido cada vez mais”, comenta.

O coordenador de cursos de Tecnologia e Sistemas para internet da UTFPR, Fábio Engel de Camargo, ressalta que os alunos serão os principais beneficiados com o projeto que visa valorizar o setor. “É interessante para os alunos conhecerem o mercado de trabalho, saindo das salas de aulas. Creio que o evento vai complementar o que eles aprendem na teoria, dando mais visibilidade, gerando ainda mais conhecimento. Outro ponto interessante é trazer os alunos do ensino médio ao evento, assim muitos irão conhecer o setor, fomentando o interesse para que integrem o curso, seja na UTFPR ou em outra universidade”, conclui.

A próxima reunião do Núcleo, junto aos coordenadores das universidades de Toledo deve acontecer no dia 18 de outubro, além disso a intenção é prospectar novos parceiros ao evento.