Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) avalia evento PIG DATA 2017

6 de setembro de 2017

Com três palestras, oito mini cursos, exposições e desafios, a primeira edição do PIG DATA foi um sucesso. De 22 a 24 de agosto, apaixonados por tecnologia usufruíram do Teatro Municipal e do Senai Toledo como pontos de encontro. Para avaliar o evento, o Núcleo de Tecnologia da Informação (T.I), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), reuniu-se na terça-feira (05).

Durante o encontro, o grupo de empresários, responsável pela organização do evento, junto ao Iguassu-IT, pôde discutir sobre a convenção do ecossistema de tecnologia, inédita em Toledo e que reuniu estudantes e profissionais da área durante três dias.

Segundo o coordenador do Núcleo de TI, Edilson Backes, ao todo, foram mais de duas mil pessoas presentes no evento. “O consenso geral da comissão organizadora foi ótimo. Um primeiro evento que realmente apresentou o potencial de nossa região nessa área, por meio de palestras e cursos, tendo em vista o fato de que a tecnologia faz parte do cotidiano das pessoas.”

Edilson Backes reforça que a intenção é tornar o evento polo de novidades. “Discutimos ainda as oportunidades de melhorias para as próximas edições, visto que pelo sucesso desta edição, o evento deve fazer parte do calendário de TI regional”, ressalta.

O empresário e integrante do Núcleo, Márcio Pinheiro, concorda e frisa que o evento foi uma conquista para o segmento. “Fomos pioneiros em um evento único em toda a região. Conseguimos reunir universidades e empresas; sem competitividade e com o objetivo em comum: fortalecer o setor de tecnologia e mostrar nosso potencial.”

Pig Data 2017

O evento contemplou as palestras ‘Desmistificando a Internet das coisas: Aplicações e oportunidades’, ministrada por Robison Cris Brito, de Pato Branco; ‘Negócios digitais e a cultura de empreendedorismo no vale do silício’, com Emerson Cechin e ‘Biopark: O fruto do empreendedorismo e as oportunidades na área de tecnologia da informação’, com o empresário Luiz Donaduzzi.

Além disso, foram realizados cursos com as temáticas ‘Banco de Dados Espaciais e Aplicações Georeferenciadas com PostGIS e Java’; ‘Java Collection Framework’; ‘Estudo e Desenvolvimento de uma Aplicação IoT’; ‘Empreendedorismo de Carreira’; ‘Introdução ao Desenvolvimento de Jogos com Unity’; ‘Aplicação de GPS – GNSS e Smartphone para Navegação na Agricultura’; ‘Evolução do desenvolvimento Web com JavaScript: a stack MEAN’ e ‘Como Acelerar Sua Ideia’.

Ainda no evento, em todas as noites, empresas e universidades estavam expostas para o público. Desafio de Robôs e Desafio de Programação também fizeram parte do PIG DATA 2017.

Realização

O evento foi uma organização do Núcleo de TI e Iguassu-IT e contou com o apoio da ACIT, Agência Tângelo, Cardoso Materiais de Construção, Prefeitura Municipal, RPC TV, Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai; Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Centro Universitário FAG – Campus Toledo; Universidade Paranaense (Unipar); Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo; Colégio Estadual Polivalente Pedro Boaretto Neto -CEEP e Startup-PR.

O patrocínio do PIG DATA foi do Sicredi Progresso PR/SP e Biopark – Parque Científico e Tecnológico de Biociências.