Núcleo de Tecnologia da Informação (TI) firma parceria com Senai

18 de outubro de 2016

Há pouco mais de um mês, o Núcleo Setorial de Tecnologia da Informação (TI), vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), planeja a realização de um projeto voltado ao setor. O objetivo é fortalecer o segmento, por meio do incentivo aos jovens. Para dar sequência a organização, integrantes do Núcleo reuniram-se com representantes de universidades toledanas na terça-feira (18).

A intenção é promover um evento, que tem previsão para acontecer em agosto de 2017, com o intuito de reunir estudantes e público interessado para que conheçam as novidades do setor, bem como motivá-los para que participem de cursos e palestras sobre o assunto.

O encontro reuniu pela segunda vez integrantes do Núcleo, coordenadores de cursos de Sistemas de Informações de universidades toledanas, entre eles, Fábio Engel de Camargo, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR); Fernando Giardoni, da Faculdade Sul Brasil (Fasul); Maycon Pena Vaz, da Universidade Paranaense (Unipar) e Evandro Nava, coordenador do NEEI – Núcleo de Excelência em Empreendedorismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), campus Toledo, Weimar Freire da Rocha, professor e coordenador do programa de mestrado e pós graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus Toledo, além da participação do gerente da unidade Senai Toledo, Ademir José Fiamenti.

Durante a reunião, foram reforçadas as parcerias firmadas anteriormente e a novidade é a integração do Senai Toledo ao projeto, que irá ceder parte de sua estrutura para a realização de eventos como palestras e mini cursos. Segundo o coordenador do Núcleo, Edilson Backes, o local irá proporcionar comodidade aos participantes dos eventos. “Agradecemos a confiança e parceria do órgão, que está muito bem localizado e estruturado e facilitará a vinda de estudantes e população em geral”, explica.

Para o gerente da unidade Senai Toledo, Ademir José Fiamenti, a parceria é fundamental para fomentar e valorizar as atividades do setor de TI no município. “Toledo está saindo na frente com este projeto que é importante para todos, sejam estudantes, empresários e a população interessada. O que depender de nós vamos colaborar para que seja um sucesso”, ressalta.

Serão realizadas ações que visam incentivar o público a se inteirar no setor de tecnologia, como por exemplo, games, internet das coisas, robótica, reconhecimento de imagem, modelagem de negócio, empreendedorismo, entre outros assuntos que estão sendo planejados. "Serão temas que estão em alta e com certeza despertam o interesse das pessoas, sejam jovens ou não”, comenta Edilson.

O professor Weimar Freire da Rocha, da Unioeste, participou pela primeira vez da reunião de trabalho do grupo. “O contato é muito interessante pelo fato de discutirmos o desenvolvimento regional e o Núcleo de TI da Acit tem este impacto direto com a sociedade. Na Unioeste não usamos o segmento como metodologia, mas sim como ferramenta, o que é primordial na formação de nossos acadêmicos”, frisa.

O próximo encontro do grupo será no dia 8 de novembro nas instalações do Senai Toledo. O Núcleo, bem como os parceiros, irão avaliar a viabilidade de cada espaço para a execução das atividades planejadas para agosto de 2017.