fbpx

Dentistas realizam atividade na Ação Social de Toledo

6 de novembro de 2013

Cerca de 150 crianças da Ação Social São Vicente de Paulo participaram de uma atividade de prevenção e cuidados com a saúde bucal realizada pelo Núcleo Setorial de Odontólogos, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo, na terça-feira (05).

O evento Sorrindo na Ação Social São Vicente de Paulo é uma parceria do Núcleo com a Associação Brasileira de Odontologia (ABO), Regional de Toledo, e prefeitura do município. O objetivo é orientar as crianças sobre a importância da saúde bucal para o organismo a fim de prevenir doenças.

Na ocasião dentistas ensinaram as crianças sobre a maneira correta de escovar os dentes e utilizar o fio dental, de maneira teórica e prática. Foram entregues kits de higiene bucal, contendo escova e creme de dente, além de um folheto educativo.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Odontólogos, Juciliane Angoneze Cesáro, o atendimento foi feito a crianças de 6 a 12 anos por estarem na fase de dentição mista. “Nesta fase ocorre a troca dos dentes de leite pelos permanentes, e pela posição dos dentes a escovação é mais difícil”, explica.

A coordenadora pedagógica da Ação Social São Vicente de Paulo, Keila Mariano Bet, considera a ação preventiva do Núcleo muito importante. “As crianças, ao contar em casa sobre o que aprenderam, vão conscientizar os seus pais sobre a importância de cuidar da saúde bucal”, afirma. A pedagoga ainda ressalta a animação dos alunos com a ação. “Todas as crianças, do período da manhã e da tarde, gostaram da atividade. Não queriam parar de escovar os dentes.”

O Núcleo Setorial de Odontólogos dará continuidade a esta ação no próximo ano. “Pretendemos repetir esta ação a cada três meses para acompanhar a evolução da escovação e a saúde bucal das crianças, bem como para trocar estes kits por novos”, comenta Juciliane.