fbpx

Núcleo de Inovação faz visita técnica em Londrina

13 de novembro de 2019

Para buscar ideias, novidades e exemplos para aplicação em Toledo, o Núcleo de Inovação, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), foi à Londrina nesta semana para conhecer o Ecossistema de Inovação local. O grupo saiu de Toledo no domingo (10) e retornou na terça-feira (12).

Os empresários passaram pela unidade do Sebrae/PR, Irmandade Santa Casa de Londrina, Instituto Senai de Tecnologia (IST) – Especializado em Tecnologia de Inovação e Comunicação, HUB de Inteligência Artificial – CNI/SENAI, Agência de Inovação e Tecnologia, Incubadora Tecnológica da Universidade Estadual de Londrina e, por fim, visitaram a aceleradora da Sociedade Rural do Paraná – GO AGRITECH.

Segundo o diretor de Inovação da Acit e também integrante do Núcleo, Carlos Tomasini, o principal objetivo da visita foi entender como cada órgão lida com ideias inovadoras. “Tivemos acesso desde projetos de inteligência artificial até grandes centros de tecnologia. Um grande exemplo para nós, tendo em vista que Londrina recebeu nesta semana o primeiro polo de inovação em agronegócio, instalado no Parque de Exposições Ney Braga.”

Tomasini reforça que assim como Toledo, na iniciativa do Iguassu Valley, Londrina entendeu que tecnologia não se faz apenas com um setor. “Exemplo claro é que eles envolveram a saúde e a área de agro no fomento às novas tecnologias.”

O empresário Robison Meinerz conta que o ecossistema de Londrina está muito bem estruturado. “O modelo de governança adotado para tratar assuntos em evidência na cidade é bem interessante, pois direciona esforços para inovação dos mesmos. Destaque para a metodologia de empreendedorismo aplicado nas universidades e que fomentam o desenvolvimento de startups.”

Além disso, ele comenta que cada órgão tem aspecto fundamental no crescimento e desenvolvimento da cidade. “A Sociedade Rural local é bem ativa e acredita no trabalho das startups. No Senai foi fantástico sentir a inovação de equipes destinadas ao desenvolvimento de inovação de produtos e processos; o Hub de inteligência artificial está em fase de desenvolvimento. Pudemos ver também a aproximação de startups com a saúde local, por meio do Hospital Santa Casa.”

Robison ressalta que conhecer o dia a dia de quem vive inovação foi uma experiência única. “Precisamos saber como desenvolver um bom ecossistema e ter exemplos de quem já trilha o caminho é fundamental. O fato de as governanças estarem organizadas e em sintonia, fortalece o crescimento de um ecossistema inovador”, conclui.

A viagem do Núcleo de Inovação faz parte do projeto contemplado no Edital Empreender para Crescer 2019-2020, da Acit, com parceria do Sicoob Meridional.