fbpx

Núcleo de Gastronomia faz visita técnica à Vinícola Dezem

18 de junho de 2019

Para conhecer o processo de produção de vinhos, integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizaram visita técnica à Vinícola Dezem, localizada em Concórdia do Oeste, interior do município, na terça-feira (18).

De propriedade do casal Amélio e Susan Dezem, as atividades no setor foram iniciadas nos anos 1990, com o plantio dos primeiros parreirais. Na primeira metade dos anos 2000, foi iniciada a construção da vinícola e ampliada a área das plantações. As edificações foram inauguradas em maio de 2005, com abertura ao público para visitação. São cerca de 4,5 hectares de plantações, onde são cultivadas uvas viníferas europeias, dentre elas, a Chardonnay, Sauvignon Blanc e Malvasia de Cândia, Merlot, Cabernet, entre outras. “Trabalhamos com produção de vinhos de alta qualidade e grau avançado de sofisticação. A produção é destinada a consumidores finais e pontos de revenda especializados”, explica o mestre vinhateiro João Carlos Angheben, que é responsável pela Vinícola Dezem desde sua inauguração.

O grupo de empresários do Núcleo de Gastronomia conheceu as diversas etapas da produção de vinhos, como os tanques de fermentação, as caves subterrâneas com os barris de carvalho, a fermentação dos espumantes e o amadurecimento das garrafas, a loja e a sala de degustação dos vinhos. A Vinícola Dezem possui vários prêmios nacionais e internacionais pela qualidade dos vinhos produzidos.

Para a empresária Maristela Brito Castro Alén, do Restaurante Tio Zé, a visita proporcionou uma ótima experiência e agregou novos conhecimentos sobre o processo de produção de vinhos. “A Dezem tem tudo o que uma grande vinícola possui, dentro da sua proporção, com capacidade para 96 mil garrafas. Quem vê de fora, não imagina tudo isso. Foi uma experiência valiosa e além de conhecer uma estrutura da cultura local, pudemos aprender sobre vinhos, a melhor combinação dos sabores com os pratos. São conhecimentos importantes que podemos utilizar para atender melhor aos nossos clientes”, aponta Maristela.

A empresária Josiane Guesser, do Golden Restaurante e Pizzaria, ressalta que a visita foi enriquecedora. “Foi muito gratificante conhecer um espaço como este, tão bem planejado, agradável, que atrai visitantes de fora. Conhecer o processo de produção de vinhos é algo que tem importância para nós que trabalhamos no setor de alimentação, enriquece nossos conhecimentos”, afirma.