Núcleo de Gastronomia discute renovação do PAS

22 de julho de 2014

O Núcleo Setorial de Gastronomia, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), realizou nesta quinta-feira (17) uma reunião para discutir sobre a renovação do certificado do Programa de Alimentos Seguros (PAS), utilizada por empresários desde 2013.

O Programa de Alimentos Seguros é uma ação nacional, mantido e coordenado por entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi, Senai e Sebrae), apoiado por órgãos públicos e associações empresariais. Visa prevenir a contaminação dos alimentos e possui metodologia específica e contempla a implantação de boas práticas, procedimentos higiênicos e sanitários em conformidade com a legislação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

Para o coordenador do Núcleo, Antônio Luis Redressa, a renovação é muito importante, pois passa maior segurança e credibilidade para os clientes. "Ter esse certificado evita que produtos de má qualidade sejam levados para a mesa do cliente. Além de melhorar a qualidade dos produtos, são melhoradas as estruturas também", ressalta.

Segundo o técnico de relações com o mercado do Senac, Flávio Luiz Giacomel, a certificação do PAS será feita em janeiro de 2015, mas é preciso iniciar as visitas nas empresas que desejam a renovação do certificado. "O processo é feito em algumas etapas, por isso, é necessário iniciar no mês de agosto", comenta.

A reunião na Acit contou com 11 empresários do Núcleo Setorial e representantes do Senac e Sebrae.