Núcleo das Metalúrgicas realiza treinamento em Gestão Financeira Empresarial

Com o objetivo de conhecer conceitos e ferramentas que permitam a realização do planejamento financeiro empresarial, bem como o acompanhamento de indicadores e estrutura de custos, o Núcleo de Metalúrgicas finalizou o curso Gestão Financeira Empresarial, que integrava o projeto Empreender para Crescer 2021.

Com instrução de Marcelo Jacobowski, a capacitação tratou sobre o atual cenário de mercado e a importância da gestão financeira para a competitividade empresarial.

Segundo o instrutor, os encontros proporcionaram aos empresários a oportunidade de conhecerem métodos, técnicas e conceitos que auxiliam no planejamento e controle financeiros tais como a classificação dos seus custos fixos e variáveis, a definição da margem de contribuição dos serviços e principalmente identificar o ponto de equilíbrio financeiro da empresa. “A falta de conhecimento sobre esses conceitos pode levar o empresário a ter a “falsa sensação de lucro” prejudicando assim a saúde financeira da empresa.”

Ele comenta que o controle efetivo do fluxo de caixa, definição de metas e a realização da gestão por indicadores de desempenho também foram pontos de discussão na capacitação. “Os empresários também receberam planilhas em Excel para poder utilizar em suas rotinas de controles financeiros. Me sinto feliz em poder contribuir com conhecimento que pode melhorar a eficiência operacional das empresas e também na melhoria da sua gestão de custos”, conta.

Para o coordenador do Núcleo das Metalúrgicas, Lucas Daniel Ludvig, a capacitação trouxe aos empresários informações muitas vezes desconhecidas. “Com isso elevamos nossos níveis de conhecimento para atender aos clientes e para conseguir suportar essa mudança diária com o avanço das tecnologias, nos comunicando mais rápido e de maneira mais fácil. Isso mostra que devemos estar em constante avanço.”

Para o empresário, é perceptível a mudança de antes e depois do treinamento sobre Gestão Financeira Empresarial. “Quando nós iniciamos tínhamos uma mentalidade de enxergar alguns concorrentes como concorrentes irregulares e tinha todo um desgaste emocional por causa disso, mas agora graças a esse curso começarmos a focar em fazer o melhor, em mostrar qualidade, em realmente absorver tudo, inclusive a troca de ideias e experiências entre pessoas do mesmo segmento.”, conclui.

Fazem parte do Núcleo das Metalúrgicas, as empresas: Metalúrgica Xavier, Metol Funilaria, Metalúrgica Malumetal e Funilaria Rei Das Calhas.