Edital Empreender Competitivo contempla mais um Núcleo da ACIT

2 de maio de 2018

A Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) mais uma vez é destaque nacional. O Núcleo Setorial das Lojas de Materiais de Construção, do Programa Empreender, teve projeto contemplado no Edital Empreender Competitivo 2018 da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

O projeto foi aprovado e contemplado após período de análises do programa que tem por objetivo fortalecer núcleos setoriais e multissetoriais de todo o Brasil, possibilitando ações de estímulo ao crescimento.

Seguindo as ações do projeto, o Núcleo Setorial das Lojas de Materiais de Construção da Acit, formado por nove empresas, terá que realizar até dezembro de 2019, visitas técnicas às feiras que contemplam o setor, como a Feicon (SP) e Construsul (RS).

Ainda no planejamento, o grupo visa treinar os colaboradores com capacitações em vendas, desenvolvimento da comunicação para o atendimento, além de orientações sobre energia solar e fundamentos da eletricidade. O objetivo é que os empresários também passem por treinamentos e consultorias individuais.

Entre as demais ações, estratégias de marketing, participação no ciclo de palestras Conexão Empresarial da Acit e implantação do programa 5S, que contempla os sensos de utilização, organização, limpeza, saúde e autodisciplina.

O atual coordenador do Núcleo Setorial das Lojas de Materiais de Construção, Lucas Cardoso, conta que estar no Empreender Competitivo é uma conquista para todos do grupo. “A contemplação do projeto é de extrema importância, pois todas as ações vem para somar em nossas carreiras profissionais. Esse incentivo é um significado de parceria e apoio a nós, empreendedores, e fortalece não somente uma empresa, mas um conjunto de organizações.”

Sobre o projeto, Lucas conta que a expectativa é solucionar as demandas dos nucleados. “Melhorar a gestão empresarial, qualidade no atendimento, valores internos, capital, controle e competitividade no mercado.”

O ex-coordenador do Núcleo, Paulo Brixner, que teve o projeto elaborado em sua gestão, em 2017, ressalta o reconhecimento nacional ao setor. “Ser contemplado em um projeto tão importante é muito gratificante. A elaboração aconteceu com o auxílio do Empreender da Acit e felizmente logramos êxito com sua aprovação. Certamente os recursos nos ajudarão bastante, principalmente com os treinamentos e visitas técnicas”, frisa Paulo Brixner.

Ao todo, no Brasil, o Empreender Competitivo 2018 beneficiou cerca de 70 projetos. No Paraná são pouco mais de dez.

O Núcleo Setorial das Lojas de Materiais de Construção é o segundo grupo empresarial vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) a ser contemplado. O primeiro projeto divulgado no início do mês de abril foi o do Núcleo de Imobiliárias.