fbpx

Núcleo da Mulher Empresária promove evento com foco na saúde e prevenção ao câncer

9 de outubro de 2019

Com a participação especial de quatro profissionais que abordaram temas que envolvem a saúde da mulher, autoestima e gerenciamento de emoções, o Núcleo Setorial da Mulher Empresária promoveu o evento “A prevenção sou eu”, alusivo à campanha Outubro Rosa, na noite de terça-feira (08), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

A médica especialista em reprodução humana, Ionara Barcelos, abordou o tema “Prevenção da fertilidade na paciente oncológica: foca no futuro”. Inicialmente contextualizou sobre a importância da prevenção primária da saúde da mulher, como ter hábitos saudáveis, exercitar-se regularmente, ter alimentação equilibrada, manter peso adequado, evitar bebidas alcoólicas, entre outros cuidados. Além disso, observou que devem ser seguidas as orientações preconizadas pelo Ministério da Saúde, de fazer mamografia após os 40 anos e o exame colpocitológico anualmente, entre outras prescrições.

“A prevenção primária, com os cuidados básicos deve começar agora, e não apenas na campanha do Outubro Rosa. Exige esforço, mudança de hábitos para tentar atingir o objetivo de não ter o câncer”, destaca a médica.

Nos casos de diagnóstico de câncer, a médica enfatizou também a importância dos cuidados para preservar a capacidade reprodutiva. Isso porque há impactos negativos do tratamento de câncer na fertilidade. “A principal preocupação neste momento é com a sobrevida, com o futuro. No entanto, é importante avaliar esta questão, principalmente se a mulher é jovem, para preservar a fertilidade”, salienta.

Alimentação

A nutricionista esportiva e funcional Solaine Marques falou sobre “Alimentos indicados na prevenção e no tratamento do câncer e a importância das vitaminas e minerais”. Comentou que o câncer é uma doença multifatorial, associada à genética, questões ambientais, emocionais, alimentação entre outros.

Conforme a nutricionista, que é possível manter a saúde e evitar as enfermidades consumindo “comida de verdade”, com nutrientes de qualidade e na quantidade correta. Segundo ela, a alimentação é grande aliada nos casos de tratamento de câncer. “Alimentação correta, hábitos saudáveis continuam sendo a maneira mais simples na prevenção de inúmeras doenças, inclusive o câncer”, diz.

Gerenciar emoções

A psicóloga Débora Brand abordou sobre “Gerenciamento do estresse e das emoções na prevenção do câncer”. Segundo ela, não existem estudos conclusivos que comprovem uma relação direta entre estresse e câncer, contudo, o estilo de vida atual tem levado as pessoas a terem estresse crônico e é preciso buscar estratégias no dia a dia para diminui-lo e ter melhor qualidade de vida.

“É fundamental saber lidar com as emoções negativas e conhecer o poder das emoções positivas. A felicidade aumenta o nível de bem-estar e pessoas mais felizes são menos propensas às doenças”, enfatiza.

Entre as dicas que a psicóloga passou ao público para gerenciar o estresse estão: manter um estilo de vida equilibrado, praticar atividades físicas, estabelecer boas relações com as pessoas próximas, ter estratégias de enfrentamento das dificuldades, aprender a lidar com as emoções e sentimentos, buscar o autoconhecimento, reservar tempo para um hobby e interesses pessoais e saber dizer não.

Autoestima

Para finalizar o evento, a consultora de imagem Karolline Hoffmann falou sobre “Imagem e Autoestima na luta contra com o câncer”, destacando que no tratamento da doença os efeitos colaterais afetam bastante a autoestima das mulheres. “Os principais efeitos colaterais refletem na perda dos cabelos e atingem as mamas, que representam a feminilidade das mulheres. Por isso, neste processo de tratamento é muito importante o apoio para se fortalecerem e não descuidar dos cuidados pessoais, para se manter uma boa autoestima”, observa.

A coordenadora do Núcleo da Mulher Empresária, Raquel Gehlen, frisa que o evento faz referência ao Outubro Rosa, uma causa que precisa de muita atenção, pois o diagnóstico precoce é um diferencial para que os tratamentos sejam bem sucedidos.

Em sua avaliação, o evento atendeu às expectativas. “Foi uma noite maravilhosa, de orientações e troca de experiências. Tivemos quatro profissionais de referência em nossa cidade e cada uma na sua área, nos trouxeram informações que nos ajudaram a entender aspectos importantes da prevenção do câncer, tratamento e após a doença”, frisa.