Novembro Azul: exames preventivos e passeio ciclístico

16 de novembro de 2015

A realização de exames de saúde para o público masculino, com foco na prevenção ao câncer de próstata, no Centro Hospitalar do Oeste (HCO) e um Passeio Ciclístico, no Parque Ecológico Diva Paim Barth, marcaram as ações da campanha Novembro Azul, no último fim de semana.

Na manhã de sábado (14), centenas de homens participaram da campanha e realizaram exames preventivos de câncer de próstata, entre eles, o PSA (exame de sangue) e toque retal, de bexiga, HIV, além de verificação de pressão arterial, glicemia, índice de massa corpórea, entre outros.

A incidência de câncer de próstata é alta. São 69 mil casos por ano no mundo, aponta o médico urologista Rafael Patiño Cruzatti. “Se diagnosticado no início, a chance de cura é de 90%. Toda semana temos cirurgia”, diz. Quanto mais idoso, maior a chance de ter um tumor de próstata. Por isso, a importância da prevenção a partir dos 45 anos.

As ações de conscientização tem grande importância para incentivar os homens a cuidarem da saúde preventivamente, destaca o médico. “A campanha tem o foco na prevenção do câncer de próstata, mas o homem deve cuidar da saúde no geral, coração, parte hormonal, urologia, envelhecimento. A mulher sempre teve esse cuidado e felizmente, o preconceito está acabando e percebemos que amplia o número de homens que procura fazer os exames preventivos”, comentou.

Segundo a coordenadora da campanha, Maria Patiño Cruzatti, mais de 200 exames foram realizados. “O câncer de próstara é traiçoeiro e é o segundo tipo de câncer que mais causa mortes. A cada seis homens, um desenvolve o câncer. É preciso estar alerta e realizar os exames de rotina.”

A ação preventiva com exames contou com três médicos e foi uma realização do HCO – ACO e Clínica Plena.

Passeio ciclístico

Na manhã de domingo (15), a campanha teve uma ação diferenciada. O passeio ciclístico, que teve largada no Parque Ecológico Diva Paim Barth, também teve objetivo de chamar a atenção da população masculina quanto aos cuidados com a saúde. A atividade foi uma realização do Núcleo da Mulher Empresária da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Serviço Social do Comércio (SESC) e Centro Hospitalar do Oeste.

Professores da academia Companhia do Corpo fizeram o “aquecimento” antes da largada, e o grupo percorreu algumas ruas das proximidades do La Salle e retornou ao parque. Na chegada, os participantes concorreram a sorteio de brindes, oferecidos por empresas parceiras.

Esta foi a terceira vez que o Núcleo da Mulher Empresária se envolveu nas atividades que visam a prevenção ao câncer, o Outubro Rosa e primeira vez no Novembro Azul. Conforme a coordenadora, Gladis Stokmann, o objetivo é alcançar o máximo de pessoas possíveis, para que sejam incentivados os cuidados e a realização de exames preventivos. “A participação está aumentando, cada vez mais expressiva e por isso pensamos em ampliar e melhorar as ações no próximo ano.”

S 10 da Chevrolet no passeio

Durante o passeio ciclístico, foi divulgada a promoção Natal Encantado de Toledo, que sorteará uma caminhonete S 10, cabine dupla, da Chevrolet, e mais três prêmios de R$ 10 mil em vales-compras. Serão três sorteios, um em novembro, dois em dezembro, e a S 10 em janeiro.