Nova norma para doação de animais preocupa Núcleo do Agrosetor

De acordo com a nova resolução do Conselho Federal de Medicina Veterinária, que entrou em vigor no dia 15 de janeiro, os animais que forem colocados em pet shops para doação devem estar devidamente vacinados.

Essa nova norma está preocupando os integrantes do Núcleo Setorial do Agrosetor, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), pois temem que isso ocasione um aumento de animais abandonados nas ruas.

Segundo o coordenador do Núcleo Setorial, Pedro Junges, as pessoas que chegam às empresas para deixar animais para doação e ficam sabendo da nova regra acabam desistindo. "As pessoas que chegam com uma quantidade de animais para doação, e são orientadas sobre a vacina, acabam desistindo de deixá-los devido ao custo", ressalta.

Pedro acredita que essa nova norma vai gerar um aumento de animais abandonados nas ruas. "Como as pessoas não querem vacinar os animais, deixarão nas ruas e isso nos preocupa muito. O Núcleo está trabalhando para criar métodos de conscientização para que estes animais não sejam abandonados", afirma.