Tande fala de estratégias e superação na vida pessoal e profissional em Toledo

Tande fala de estratégias e superação na vida pessoal e profissional em Toledo

Evento reúne cerca de 900 pessoas

Alegre e com muita energia, o ex-jogador Alexandre Ramos Samuel, o Tande do Vôlei, abriu a programação da 11ª edição do Conexão Empresarial, promovido pela Acit e parceiros, na noite de terça-feira (29), no Teatro Municipal de Toledo, para uma plateia de aproximadamente 900 pessoas.

Com o tema “A Vida é Um Jogo”, Tande falou sobre estratégias, motivação, superação, busca da excelência, mesclando a vida pessoal, as experiências nas quadras esportivas e no esporte olímpico com a vida profissional. Com uma história de superação no esporte, ele falou da importância de sair da zona de conforto para se reinventar e ser bem sucedido, seja qual for a área de atuação.

Mesmo antes de parar com o esporte, ele planejou o futuro e investiu em empreendimentos empresariais. “Tinha receio de como seria quando parasse de jogar; planejei minha vida e investi em negócios antes de parar, o que me deu tranquilidade para continuar a ser produtivo”, comenta.

Tande deixou as quadras aos 34 anos, no auge da carreira e buscou novos caminhos, a convite de um amigo jornalista que era diretor de televisão. Há cerca de 15 anos atua como comentarista esportivo e palestrante. “Ele me dizia que eu era super comunicativo e seria um bom caminho, já que em poucos anos o corpo não corresponderia mais à exigência do esporte de alto rendimento. Foi aí que tudo começou, busquei novos horizontes e continuo sempre em busca da capacitação e novas oportunidades”, relata.

Segundo Tande, é uma grande responsabilidade ser palestrante convidado do Conexão Empresarial. “Em 11 edições já passaram grandes palestrantes e profissionais, o que aumenta minha responsabilidade. As pessoas vêm conhecer minha história, mas também buscar conteúdo e conhecimentos que possam aplicar nos seus negócios. E o que me deixa gratificado é quando as pessoas dizem que minha história as inspirou. Isso me faz sair melhor e é isso que espero.”

Na palestra, Tande fez um paralelo com sua história de vida, de ter um sonho e correr atrás dele e a busca por novos desafios constantemente. Lista como atitudes necessárias para qualquer pessoa ser bem sucedida, trabalhar em equipe, liderar, confiar, treinar e se capacitar para ser eficiente.

“Procuro passar para as pessoas a importância de confiar nas possibilidades e oportunidades que surgem, de não se acomodar. Sempre ao seu lado ou de sua empresa, haverá um concorrente, uma pessoa se reinventando ou copiando você, para tentar ser melhor. Minha motivação é inspirar as pessoas para essa busca”, diz.

Motivação

Entre o público, as avaliações são motivadoras. Para a empresária Suzane Furlan, das Lojas LM, a palestra foi excelente, tanto para a vida pessoal como profissional. “A mensagem mais importante é que não podemos ficar acomodados, mas buscar o novo e estar aberto a outras ideias e oportunidades.”

Para Hamilton Barbosa Carneiro, da Convicção Modas, mais uma vez as palestras do Conexão Empresarial tem um nível de grande qualidade e agrega conhecimento. “Acredito que todos saímos mais enriquecidos com este conteúdo. Nesta fase que atravessamos no país, descrédito na política e na economia, a mensagem foi ótima e traz muita inspiração e motivação para superar as adversidades.”

Jaqueline Abreu, colaboradora da Uniprime, ressalta que o evento foi além de sua expectativa. “Saio mais inspirada e motivada. Ele nos fez olhar para a nossa vida e trabalho de outro forma, podemos tirar grandes lições e proveito.”

Alexandre Novile, que todos os anos integra um grupo de Terra Roxa que vem participar do evento, salienta que chamou atenção o apelo para se reinventar todos os dias. “Como o Tande disse, todo dia é uma olimpíada para ele, por isso, a necessidade de se superar, de buscar novos horizontes e ser protagonista novamente. É isso que precisamos, buscar sempre esse protagonismo na nossa vida”, afirma.

Marcos da Silva, que estuda e trabalha também concorda. “Achei a palestra muito inspiradora. Fui atleta, hoje estudo, trabalho e conhecer a história de um campeão olímpico é um incentivo para todas as gerações, só tem a acrescentar com suas experiências. Podemos trazer tudo para o nosso cotidiano e melhorar como pessoa e profissional”, diz.

Crescimento pessoal e profissional

A diretora de Treinamentos da Acit, Francielle Rezzadori de Souza, avalia que a palestra agradou ao público e superou a expectativa. “O Tande, um profissional com muita garra e profissionalismo, trouxe energia para todos nós. Aquela ‘gana’ de ser campeão, de superar desafios, que ele menciona, é o que precisamos neste momento, ter essa força para superar as dificuldades”, enfatiza.

O presidente da Acit, Flávio Furlan, destaca que o Conexão Empresarial é um programa de sucesso da entidade, que ratifica o compromisso de contribuir não somente com o desenvolvimento empresarial, mas também com o crescimento social e cultural do empresariado e da comunidade. “O objetivo é compartilhar ensinamentos e experiências de vida. Por mais que hoje tenhamos acesso a informações, por meio da internet, a troca de experiências presencial é muito importante; a gente leva para vida inteira, isso é essencial”, frisa.

Após as palestras foram sorteados dois cartões-presente no valor de R$ 300,00 entre os participantes. Os ganhadores foram Aldinéia Regina Belo, colaboradora da Nina Calçados, e Douglas Buettner, do Cais Coworking.

Realização

A segunda palestra será no dia 13 de setembro, com Cláudio Forner, sobre “Como transformar ideias em oportunidades”.

O 11ª Conexão Empresarial é uma realização da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit) tendo como parceiros são o Sicoob Meridional, Fiasul Indústria de Fios, Lumiar Turismo, Slaviero Veículos, Gráfica JA, Colégio La Salle, Olinda Hotel e Eventos, Vip Dinâmica Corretora de Seguros, Coamo Agroindustrial, PUCPR, Sebrae, Prefeitura de Toledo e Câmara Municipal.

Mais informações podem ser conseguidas pelo telefone (45) 3055-4636 ou pelo e-mail treinamentos@acit.org.br . Fotos podem ser visualizadas na fan page ACIT Toledo.

REDES SOCIAIS

Receba nossas novidades

Cadastre-se em nossa newsletter e fique
por dentro de tudo que acontece.