fbpx

Na Semana Nacional do Trânsito, Núcleo de Corretoras de Seguros alerta motoristas

19 de setembro de 2017

Em alusão a Semana Nacional do Trânsito, lembrada de 18 a 25 de setembro, o Núcleo Setorial de Corretoras de Seguros, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), deu início às ações de conscientização no município de Toledo. Na noite de segunda-feira (18), em parceria com a Polícia Militar (PM) e Rotaract, foi realizada blitz educativa em frente ao Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz (FAG).

Com grande fluxo de veículos, na ocasião, foram entregues panfletos aos motoristas que passavam pelo local, lembrando as responsabilidades de cada condutor no trânsito, a fim de evitar acidentes e, consequentemente vítimas.

Em cerca de uma hora de ação, realizada no horário de início das aulas, as viaturas da Polícia Militar chamaram a atenção para que os motoristas ficassem atentos ao que estava acontecendo.

Segundo o coordenador do Núcleo de Corretoras de Seguros, Cristiano Rocha, o objetivo foi alertá-los quanto aos cuidados essenciais no dia a dia, quando estiverem sob comando de seus veículos. “É importante lembrar dos princípios básicos de uma direção segura, para isso, abordamos os motoristas, explicamos sobre a Semana Nacional do Trânsito e entregamos folders explicativos, principalmente sobre o respeito nas vias. Mais do que dirigir para si, é necessário prestar atenção em um todo, para evitar o inesperado”, explica.

Ainda na segunda-feira, após blitz educativa, representantes do 19° Batalhão da Polícia Militar – Grupo de Operações de Trânsito (Gotran), realizaram palestra no auditório da FAG para acadêmicos da instituição.

O intuito foi lembrar os estudantes, em sua maioria habilitados, sobre a importância da direção defensiva, sendo um conjunto de medidas para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. Além disso, foram apresentados dados referentes ao número de veículos no município e características fundamentais para uma boa condução.

De acordo com o soldado Glauciano Scarton, do 19° BPM, existem três fatores que contribuem para os acidentes de trânsito. “Imprudência, sendo a atitude não esperada do condutor, como alta velocidade, ultrapassagem em faixa proibida, entre outras atitudes. Negligência, que são cuidados que não tomamos, como revisão básica nos veículos, pneus e freios e, por último, a imperícia, que é estar fora das normas e sem Carteira Nacional de Habilitação (CNH). De fato, causas e condições que podem ser evitadas, diante da conscientização de cada um”, pontua.

O coordenador do Núcleo de Corretoras de Seguros, Cristiano Rocha, elogia a iniciativa da PM. “São informações atuais e alarmantes para quem ouve, principalmente os jovens, que precisam criar hábitos responsáveis no trânsito, levando lições para uma vida toda”, conclui.

A programação de ações deve continuar nesta semana. Na terça-feira (19) as blitzes educativas serão na Universidade Paranaense (UNIPAR) às 19h e na sequência, no Colégio Estadual Presidente Castelo Branco. Na quarta-feira (20), as atividades contemplam a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR).