fbpx

Membros dos Núcleos Setoriais e Territoriais da ACIT concluem curso de Liderança Situacional

16 de novembro de 2023

O Programa Empreender da ACIT concluiu o curso Liderança Situacional, realizado no mês de outubro. O treinamento dividido em etapas contou com a participação de coordenadores e vice-coordenadores dos Núcleos Setoriais e membros dos Núcleos Territoriais do Jardim Coopagro, Jardim Panorama, Jardim Porto Alegre e Grande Pioneiro.

Com o tema: “Torne-se o Líder que seu Núcleo precisa para se fortalecer”, a Capacitação em Liderança Situacional, ministrada por Marta Beatriz Horn Schumacher, teve foco para a formação de líderes com base na Análise Transacional.

Diante disso, durante o treinamento, foram delineados objetivos específicos, como compreender o que é liderança; conhecer os pilares que sustentam a liderança; compreender a liderança situacional e seus benefícios; conhecer perfis de líderes e liderados; aprender sobre feedback; visualizar caminhos na resolução de conflitos do dia a dia e reverter em resultados para todos e ampliar a visão de liderança em cada situação, assegurando melhorias nas relações com saúde emocional.

Segundo Marta Schumacher, da Mosaico Treinamento e Desenvolvimento, o curso foi uma grande oportunidade de conversar com os empresários sobre os temas liderança e liderados. “Conversamos sobre os dois aspectos, dois papéis fundamentais, porque um existe em detrimento do outro. Só haverá líderes, se há quem se deixe liderar, e o estilo de um implica diretamente no estilo do outro. Então, a abordagem do curso foi no sentido de levá-los a ampliação da consciência sobre o próprio funcionamento quando estão em um ou outro papel”, explica.

Para o diretor do Programa Empreender da ACIT, Tiago Rockembach, protagonizar a liderança é o desafio de unir pessoas e propósito, e o associativismo faz isso muito bem. “O Empreender vem materializando isso ao longo tempo, sua metodologia implementa a cooperação inspirando de forma natural aqueles que se dedicam a fazer a diferença no seu entorno e a nossa formação, Liderança Situacional buscou valorizar ainda mais esses laços, capacitando aqueles que entregam o que são a favor da diferença de onde estão”, conclui.