MEI’s devem fazer Declaração do Simples Nacional

19 de janeiro de 2017

Os microempreendedores individuais de Toledo (MEI’s) devem comparecer na Sala do Empreendedor, localizada na Prefeitura, a partir desta sexta-feira (20). Nesta data deverão iniciar a entrega da Declaração do Simples Nacional (DASN-SIMEI) de 2016. Dos 5474 cadastrados hoje no Município, cerca de 1800 também precisam regularizar o pagamento do alvará de funcionamento da empresa.

A agente de Desenvolvimento da Sala do Empreendedor, Fernanda Moreira, informou que o processo da DASN-SMEI pode ser feito gratuitamente na Sala do Empreendedor. “A partir de 20 de janeiro a equipe da Sala retorna do período de férias, o que melhora a qualidade e agilidade do atendimento, que será especial para atender esse público. Antes desta data, não receberemos as declarações”, frisou.

Ela explicou ainda que, para realizar o procedimento, é necessário trazer o faturamento relativo a 2016. “O ideal é que sejam separados e relacionados em uma tabela, todas as receitas adquiridas com vendas e/ou prestação de serviços. Mesmo as empresas que não registraram faturamento devem fazer a Declaração, pois a não realização do procedimento pode resultar em pendências no CNPJ, multa e na perda de benefícios previdenciários”, alertou a agente.

A Declaração também pode ser efetuada em casa, por meio do Portal do Empreendedor, no endereço online: www.portaldoempreendedor.gov.br. No entanto, na Sala do Empreendedor, o empresário terá acesso a outros serviços e informações.

Auditoria

O diretor do Departamento de Receita, Jaldir Anholeto, lembrou ainda sobre a importância de apresentar as informações corretas, declarar o que realmente foi comercializado. “Ao fazer a declaração devem declarar os valores reais que foram praticados no exercício de 2016, tendo em vista que a auditoria tributária está fiscalizando as divergências encontradas e como consequência poderá ser desenquadrado e/ou excluído do MEI”, frisou o diretor.

Fonte: Secretaria de Comunicação