Lideranças do oeste do PR apresentam programa de desenvolvimento econômico para a região

10 de julho de 2015

Representantes do Sebrae/PR e entidades parceiras acompanham comitiva na apresentação, para deputados, do Programa Oeste em Desenvolvimento; objetivo é unir as entidades públicas e privadas para fortalecer os elos da cadeia produtiva dos 54 municípios da região

Uma comitiva de lideranças da região oeste do Estado reuniu-se nesta semana, no dia 6 de julho, na Assembleia Legislativa do Paraná, em Curitiba, para apresentar aos deputados estaduais o Programa Oeste em Desenvolvimento e pedir formalmente apoio dos parlamentares eleitos pela região, para que, juntos, formem uma parceria com a governança que executa a proposta lançada em 2014.

Representantes das entidades que fazem parte da coordenação do Programa, como o Sebrae/PR, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), a Itaipu Binacional, a Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR), a Coordenadoria das Associações Comerciais e Empresariais do Oeste do Paraná (Caciopar), a Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Ocepar) e a Associação dos Municípios do Oeste Paranaense (AMOP) acompanharam as lideranças da região.

O Programa Oeste em Desenvolvimento tem como objetivo promover o desenvolvimento econômico integrado do oeste paranaense.
Na presença do presidente da Assembleia, Ademar Traiano, e dos deputados Chico Brasileiro, Ademir Bier, Elio Rusch, Artagão Jr., José Carlos Schiavinatto e José Rodrigues Lemos, o presidente do Programa Oeste em Desenvolvimento, Mário César Costenaro,que  é de Toledo, abriu a reunião falando sobre as intenções, desafios e avanços do Programa, que pretende fortalecer a economia regional, partindo da potencialização das características de cada município.

“Nosso intuito é a aproximação efetiva com os deputados desta Casa para uma articulação estratégica de ações e discussões, que visem consolidar o desenvolvimento de nossa região, dentro de eixos estruturantes, e um ambiente propício para o crescimento, que seja sustentado na melhoria e ampliação da capacidade de produção local, com a utilização dos recursos disponíveis no território”, explicou Costenaro, que também utilizou a tribuna da Casa para expor a ideia.

Entusiasta do Programa, Marcel Micheletto, prefeito de Assis Chateaubriand e vice-presidente do Oeste em Desenvolvimento, assinalou que a proposta pode servir de exemplo para as demais regiões se estruturarem em busca de crescimento econômico. “Estamos oferecendo aos parlamentares um modelo pronto de todo o potencial da região e ainda vemos mais oportunidades de crescimento. Nossa intenção é para que olhem para nossa região e visualizem o progresso, assim como pode servir de modelo para que outras regiões também se inspirem no Programa.”

Potencialização

Após a exibição de um vídeo institucional, com imagens dos trabalhos realizados nos municípios e a explanação sobre as iniciativas do Programa, as lideranças presentes também ressaltaram aos deputados alguns pontos importantes, principalmente aquelas que pretendem potencializar as cadeias produtivas de forma estratégica, gerando condições favoráveis para o desenvolvimento dos pequenos negócios e o aumento da qualidade de vida para sua população.

“A qualidade do trabalho desenvolvido no oeste paranaense e a forma com que a região se organiza, com forças próprias e capacidade técnica e econômica, faz com que tenhamos orgulho em promover uma economia que gere mais valor e riqueza. A união do cooperativismo, das indústrias, de setores como o turismo, os pequenos negócios e as inovações, como as tecnologias renováveis, são alguns dos eixos estratégicos em que o Programa se estrutura e está buscando a união de diversos agentes para efetivar esse desenvolvimento”, acrescentou Julio Cezar Agostini, diretor de Operações do Sebrae/PR.

Representando a Fiep, o gerente de Fomento e Desenvolvimento Marcelo Percicotti destacou o apoio dado pela entidade, que acredita no programa de desenvolvimento local e nos benefícios que essas ações podem trazer para a região oeste paranaense. “O projeto é estratégico e tem parceria concreta com entidades comprometidas com a economia e o crescimento dessas cadeias produtivas, priorizando a geração de emprego dentro da realidade de cada município”, destacou.

Também estiveram presentes durante a apresentação do Programa os líderes Jonhey Lucizani, gerente de Desenvolvimento Territorial da Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil (FPTI-BR); Amarildo Rigolin, presidente da AMOP e prefeito de Santa Tereza do Oeste; Nelson Costa, superintendente da Ocepar; Jaime Nelson Nascimento e Herlon Goelzer de Almeida, ambos assistentes do diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional e Sérgio Marcucci, presidente da Caciopar.

Fonte: Asessoria de Imprensa Regional Oeste/Sebrae