Lideranças cobram investimentos de operadoras após mudanças na lei

As mudanças na lei municipal que dispõe sobre os padrões urbanísticos para a instalação de antenas em Toledo foram aprovadas recentemente. Agora a melhoria no serviço de telefonia móvel no município depende exclusivamente das operadoras, que já haviam se comprometido anteriormente. Porém, para pressionar as ações, lideranças irão cobrar as empresas.

O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Edson Carollo, revela que juntamente com a Câmara de Vereadores haverá um pedido oficial às operadoras de investimentos no município. “Agora elas não têm mais desculpa para melhorar a qualidade do serviço de telefonia móvel, porque todas elas – Tim, Vivo, Claro e Oi – afirmaram esbarrar na lei municipal”, salienta.

Ele explica que ainda não há nada concreto sobre valores e nem equipamentos a serem destinados para a melhoria dos serviços, porém, que a discussão é antiga e as operadoras estão cientes da necessidade de Toledo. “O maior problema é com o sinal, que gera dificuldade de comunicação. Estamos pedindo melhorias em vários pontos do município, inclusive interior”, ressalta.

MUDANÇAS

Carollo detalha que no ano passado houve inclusive interferência do Ministério Público diante dos problemas enfrentados pelos usuários de celular em Toledo. Porém as operadoras alegaram inicialmente duas dificuldades. A primeira era a necessidade de anuência dos vizinhos para a instalação de novas antenas. “Logo foi retirada esta exigência e elas apontaram a lei municipal impedindo que fossem instalados equipamentos em prédios abaixo de 20 metros”, revela.

Recentemente a Lei 2.135, de 27 de junho de 2013, foi sancionada. Ela altera esta dificuldade apontada pelas empresas. A legislação trata da sistematização e regramento de padrões urbanísticos, sanitários e ambientais para a instalação de estações de Rádio-Base (ERBs) e de miniestações de Rádio-Base (Mini ERBs) de telefonia celular e de telecomunicações em geral e atende os pontos elencados pelas operadoras.

FONTE: JORNAL DO OESTE 25/07/13