Jovens concluem curso Aprender a Empreender na Acit

14 de julho de 2014

Após duas semanas de aulas todas as tardes, 24 jovens concluíram o curso Aprender a Empreender, promovido em parceria entre a Associação Comercial e Empresarial de Toledo, Instituto Sicoob e Sebrae. O encerramento teve atividade final e entrega de certificados na sexta-feira (11), na Acit.

A proposta do treinamento, destinado a jovens a partir de 14 anos, é disseminar a cultura empreendedora, desenvolver atitudes, habilidades e conhecimentos básicos sobre empreendedorismo e conceitos de gestão empresarial.

Os facilitadores Zuleide Oliveira Azevedo Basseto e Airton Bagli avaliam que o aproveitamento dos participantes foi excelente. Segundo eles, após algumas aulas o grupo se adaptou à metodologia e o aprendizado fluiu muito bem. "A maioria dos jovens são filhos de associados da Acit e cooperado do Sicoob e nos surpreendemos com o conhecimento que demonstraram ter sobre a empresa da família. Depois dos primeiros dias, eles ficaram mais à vontade, participaram ativamente e tiveram um ótimo desempenho", explica.

Airton destaca que o papel foi "facilitar" o aprendizado. "Fomos os facilitadores, demos os caminhos para o aprendizado e eles realizaram muito bem as atividades propostas, se doaram e foi um sucesso. Para nós é positivo, pois também conseguimos cumprir nosso propósito", completou.

Crescimento pessoal

Juliane Pereira da Silva, 17 anos, cursa o primeiro ano de Matemática Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Para ela, o curso representou um grande crescimento. "Durante o curso percebi que muita coisa que aprendi se encaixava para aplicar na empresa em que trabalhei, para evoluir. Tivemos conhecimentos do que é empreender, não que seja para abrir um negócio próprio, mas ter a atitude de ir atrás, pesquisar e agir. Além disso, sempre fui muito tímida, mas criei coragem de falar, de explicar o conteúdo aprendido e me ajudou muito", comenta.

A jovem também se interessou pelo trabalho do Conselho do Jovem do Empreendedor, apresentado aos participantes do curso por dois integrantes do conselho. "Me interessei em participar, porque achei muito bom o trabalho que eles fazem."

Eduardo Andreola Zardo, 22, acadêmico de Administração na UTFPR, também avaliou positivamente o treinamento. "Estimula uma atitude pró-ativa, não só de ficar ouvindo conceitos, mas somos motivados a mostrar o que aprendemos, o entendimento de tudo. Tem um método muito bom, prático, que ensina todos os passos para abrir uma empresa", destaca.

Ronaldo Luiz Jank, 20, é acadêmico do último ano do curso de Produção Industrial, na Fasul, e já trabalha com negócio próprio de gravação e corte de chapas a laser. Segundo ele, o treinamento foi proveitoso. "Muito interessante, prático, faz realmente a gente aprender, explicar, falar para os demais colegas e isso desenvolve nossos conhecimentos e enriquece muito. Além disso, foi ótimo para reforçar muitas coisas que acabamos esquecendo, como plano de negócios, estratégias de marketing, atendimento ao cliente, passos primordiais para a empresa se manter no negócio", salienta.

A jovem Enza Paes Carpiné, 25 anos, é formada em Farmácia, porém, trabalha nas empresas da família, na área de comércio de móveis. Em sua avaliação, participar do curso foi muito produtivo. "Tivemos a oportunidade de ampliar os conhecimentos em gestão empresarial, planejamento, entre outros aspectos, e com certeza vamos aplicar nas empresas", explica.

Na entrega dos certificados, o empresário Marcos Sanchez, ex-presidente da Acit e conselheiro do Sicoob, destacou a importância da iniciativa, que propaga a filosofia associativista e cooperativista. "A intenção é despertar para o trabalho cooperativo, de promoção das pessoas, e despertar os jovens para que olhem de forma diferente para a carreira profissional ou negócios da família."