Ipardes mostra crescimento na economia de Toledo

18 de janeiro de 2018

A economia de Toledo avançou acima da média estadual. De acordo com o levantamento do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social (Ipardes) ligado à Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral, com base em dados divulgados pelo IBGE, o Produto Interno Bruto (PIB) do Paraná cresceu 67,4% entre 2010 e 2015. Toledo aponta a expressiva marca de 99,8% de crescimento. O estudo leva em conta o avanço do PIB em valores nominais.

Segundo o secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida isso se dá pela economia de maneira geral no município. “É perceptível o potencial da indústria aqui no nosso município e a maior parte do nosso resultado é pela constante evolução industrial. Além disso, o comércio, a prestação de serviço tem contribuído para esses números”, conta Almeida.

Ele reforça que o município tem entre 14 a 16 mil Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), sendo que aproximadamente 700 deles são do ramo da indústria. “E muitas dessas indústrias são de grande porte o que geram muitos empregos e renda”, enfatiza o secretário.

O agronegócio também foi lembrado pelo secretário que aponta Toledo com uma característica de polo do agronegócio com 12 cooperativas, de crédito e agroindustrial, fortes, o que dá uma solidificação muito grande para a região. Ele comenta também a força do poder público no crescimento do município com a implantação do Parque Industrial João Bortolotto, um crescimento olhando para um futuro, mas não tão distante.

Paulo Almeida enfatiza que Toledo apresenta também uma relação de inovação e pesquisa muito forte. O município, segundo ele, se destaca no setor agro com grande oferta industrial, mas com o suporte do ramo da pesquisa com as universidades, federais, estaduais e tecnológicas. “Isso se solidifica com a chegada do Biopark que vai trazer mais desenvolvimento para o nosso município e para a região”, lembra ao reforçar que as pesquisas desenvolvidas nas universidades atraem mais negócios. “Um ambiente onde empresas e teorias se comunicam, consequentemente geram mais resultados”, conta.

INVESTIMENTOS

O secretário do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Paulo Victor Almeida ainda elogiou a cultura empreendedora que se estabeleceu em Toledo com os colonizadores. E para continuar no caminho do desenvolvimento, ele reforça que deve focar no que já deu certo. “Investir mais ainda no setor agro, na pesquisa, novas tecnologias e se estabelecer com uma característica não só de produção de insumos, mas de manufatura”, lembra.

Almeida conta que o poder público está aberto a ouvir críticas e dialogar com a comunidade para trazer resultados melhores para o município. Ele ainda reforçou o pedido de muitos empresários de Toledo e da região, o funcionamento do Aeroporto de Toledo, Luiz Dalcanale Filho. “Essa é uma necessidade básica para os empresários do nosso município, da região e daqueles que pretendem se instalar aqui. Tenho certeza que trará mais desenvolvimento para Toledo e nossos números serão melhores ainda”, finaliza.

Fonte: Jornal do Oeste