Iguassu Valley Toledo Talks fala sobre adequações à LGPD

16 de julho de 2021

Com multas de até 50 milhões de reais ou 2% do faturamento anual de uma empresa no Brasil (por violação), a partir de 1° de agosto, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) foi destaque no Iguassu Valley Toledo Talks desta sexta-feira (16), no InovAcit. O advogado e presidente da Comissão de Direito Digital da OAB/PR, Subseção Toledo, Bruno Schmidt Silva falou sobre como estar em conformidade com a lei.

O advogado passou um checklist com os principais pontos a serem analisados pelas empresas visando a adequação. “O primeiro passo é contar com uma equipe multidisciplinar que atenda três pilares essenciais: jurídico, tecnologia da informação e segurança da informação. A partir disso buscar um programa de adequação à LGPD, com mapeamento das atividades de tratamento de dados, elaboração de relatório de diagnóstico, plano de ação, termo de uso, politicas de privacidade, portal de perguntas sobre privacidade e proteção de dados (FAQ), entre outros pontos”, conta.

Bruno Schmidt Silva revela que estar inserido no Iguassu Valley faz parte do processo de disseminação de informações. “Compartilhar conhecimento é fundamental para levar ao cidadão e ao empresário quais são os seus direitos e deveres quanto a lei, sendo que a LGPD impacta diretamente na vida de todas as pessoas.”

Segundo o coordenador do Iguassu Valley Toledo Márcio Pinheiro, o tema da semana vem ao encontro da necessidade de grande parte dos empresários, saber como se adaptar as regras da lei. “O assunto está em evidência e não podíamos deixar de fora uma pauta tão importante. Um pouco que se aprende é muito, tendo em vista a complexidade e a urgência na adaptação. Falar sobre as penalidades também é importante, como forma de alerta ao que pode acontecer caso haja violação e vazamento de dados nas empresas”, conclui.

Os encontros do Iguassu Valley Toledo são semanais e acontecem todas as sextas-feiras no espaço InovAcit, ambiente integrado à ACIT. Os temas são divulgados pelas redes sociais da ACIT. Mais informações pelo telefone 45 99823-0157.