Iguassu Valley Toledo fala sobre contratação de estagiários estrangeiros

13 de setembro de 2019

Para expandir a ideia de internacionalização de mão de obra nas empresas locais, o Iguassu Valley Toledo, em seu quinto encontro, na sexta-feira (13), trouxe o tema ‘Talentos Internacionais no Oeste do Paraná’.

A gerente de Mobilidade Internacional da Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), Renata Sztokbant, falou sobre a oportunidade de contratação de estagiários por meio do programa, que visa fomentar a prática do intercâmbio entre estudantes de diferentes nacionalidades e organizações empresariais e instituições de ensino.

Durante o encontro, a convidada esclareceu que a ABIPE dá todo o suporte necessário às empresas interessadas na mão de obra de estagiários estrangeiros. “Não há custo para quem disponibilizar uma vaga. O único gasto é com a remuneração do estudante, chamada bolsa-auxílio, que deve ser suficiente para manter-se no Brasil no período do intercâmbio. Nós nos responsabilizamos desde a abertura da vaga até a recepção dos jovens, incluindo documentação e interação com os brasileiros, que também integram nosso programa”, conta.

Renata Sztokbant comenta que a contratação de estrangeiros é um ganho de mão dupla. “O estudante adquire experiência e a empresa expande sua marca para fora do país, melhora o ambiente de trabalho e aumenta a produtividade de toda a equipe com o compartilhamento de conhecimento.”

Para o coordenador do Iguassu Valley Toledo, Márcio Pinheiro, o tema veio ao encontro do que semanalmente é discutido no grupo, inovar para crescer. “Trouxemos o assunto para esclarecer que o processo foge de burocracias e vale muito a pena. Acredito que após o encontro, muitas das empresas presentes avancem neste sentido, utilizando a oportunidade de agregar diversidade e cultura às organizações, trazendo para dentro dos negócios novas experiências e ideias que podem ser muito bem aproveitadas”, ressalta.

Os interessados em conhecer mais sobre a Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil (ABIPE), podem acessar o site https://www.abipe.org.br/.

O próximo encontro do Iguassu Valley Toledo será na sexta-feira (20). Claudenir Machado, vice-presidente da ACIT e vice-presidente para Assuntos de Rede de Benefícios, da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), irá falar sobre Score de Crédito e o futuro do crédito no Brasil.

O encontro, que inicia às 8h no auditório da Acit, é aberto e gratuito a todos os interessados.