Happy Hour com Negócios é encerrado na Acit

Duas mulheres, duas vidas distintas e um ponto em comum: o empreendedorismo. A segunda noite e encerramento do Happy Hour com Negócios foi recheada de boas histórias e desafios. O evento promovido pelo Núcleo e Diretoria da Mulher Empresária, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), em comemoração ao Mês Internacional das Mulheres, apresentou ao público o Cases de Sucesso: Mulheres empreendedoras, na noite de quinta-feira (30).

O evento realizado no auditório da Acit reuniu cerca de 80 mulheres. Na ocasião, o público pôde conferir a palestra Porto Seguro/Vida, com Tania Mendes. Como case de sucesso, apresentaram-se a empreendedora rural da Granja Maraschin, Rosinei Maraschin e a empresária e presidente do Sicoob Meridional, Solange Pinzon de Carvalho Martins.

“Me sinto realizada e uma pessoa de sucesso, como empreendedora, mulher e ser pensante; acredito que minha história no meio rural pode influenciar outras pessoas. Avalio de forma positiva o posicionamento das mulheres que conseguem evoluir junto com seus companheiros. Elas estão sendo valorizadas no setor empresarial, mas em primeiro lugar, elas mesmas precisam notar seu potencial e acreditar na evolução”, explica Rosinei Maraschin.

Solange Pinzon de Carvalho Martins, que também falou ao público sobre sua vida, ressalta que apesar das muitas atividades diárias, o resultado é satisfatório. “Sou mãe, dona de casa, empresária e presidente de uma cooperativa, ou seja, papéis que ocupam grande tempo da minha vida, mas não reclamo, gosto de tudo e dou o meu melhor, assim consigo viver de forma mais suave”, conta.

Solange frisa que assim como ela, muitas mulheres têm conseguido desenvolver as multifunções. “Elas tem todos os espaços que quiserem, basta se posicionarem frente ao que se propõem a realizar”, afirma.

O evento contou ainda com a participação do presidente da Acit, Flávio Furlan. “Um encontro muito importante para valorizar e lembrar a importância das mulheres, sei o quanto elas são essenciais dentro das organizações e em suas casas”, ressalta.

Para a vice-presidente da Acit e integrante do Núcleo da Mulher Empresária, Deisi Cielo Hemming, o evento conseguiu atingir seus objetivos. “Nos propusemos a trazer histórias impactantes, tocando no lado pessoal de cada uma, mostrando o quanto o autoconhecimento é importante. Quando estamos bem consigo mesmas, o trabalho e as conquistas se tornam ainda mais prazerosos”, conta.

Opinião

Entre as participantes estava a empresária Nadia Fuchs. Ela elogia a iniciativa e a história de ambos os cases apresentados. “As duas mulheres deixaram muito claro que não precisamos estar atrás dos homens e nem na frente, mas sim caminhando do lado para construirmos uma sociedade melhor para as futuras gerações. Verdadeiros exemplos de sucesso; uma sem formação universitária e outra com esta formação, mas que igualmente buscam o conhecimento a cada dia que passa, pensando em seus empreendimentos”, relata.

A coach de carreira, Claudete Hirano, ressalta que as histórias foram inspiradoras. “Tudo que é tomado de exemplo nos direciona de alguma forma. Consegui visualizar muitas das questões tratadas que servirão para minha vida pessoal e profissional. Como mulheres temos papéis fundamentais para exercer e acredito que se houver o controle emocional, é possível fazer tudo o que for desejado de maneira bem sucedida”, explica.

“Cada uma com seu perfil, porém as duas com as mesmas dificuldades no início da vida, que no decorrer do tempo foram superados, com garra e determinação. Como elas disseram, as mulheres precisam acreditar em si mesmas, não podemos nos acuar, temos que mostrar que também somos capazes, buscando conhecimento e qualificação diariamente”, afirma a empresária Francielle Rezzadori de Souza.

Homenagem

Ainda durante o evento foi realizada uma homenagem póstuma para a empresária Carmen Ost, fundadora da Carlu Brinquedos. Sua filha, Carla Ost compareceu ao encontro e emocionada agradeceu a todos. “Se minha mãe estivesse aqui, ela diria para vocês todas que amem-se em primeiro lugar, valorizem-se, porque temos um grande poder nas mãos, não façam nada pela metade, entreguem-se intensamente e completamente.”