Governança Tributária foi tema de curso no Núcleo das Lojas de Materiais de Construção

7 de agosto de 2019

Para saber mais sobre governança tributária e os processos que envolvem a gestão, integrantes do Núcleo das Lojas de Materiais de Construção, vinculado à Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), participaram de curso na noite de segunda-feira (05).

O contador e pós-graduado em Direito e Planejamento Tributário, Felipe Machado, falou sobre os procedimentos, cuja finalidade são o controle e a revisão dos processos tributários relevantes ao âmbito empresarial.

O curso faz parte da sequência de atividades e execução do projeto contemplado no Edital Empreender Competitivo 2017-2019, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Segundo o instrutor do curso, os temas tratados, relevantes à realidade dos empresários, podem contribuir na tomada de decisões dentro das organizações. “Foram abordados assuntos como a reforma tributária, formas legais de planejamento tributário, societário, sucessório e financeiro, bem como conceitos básicos de finanças empresariais. De fato, planejamentos bem elaborados e em execução constante, tornam o setor ainda mais competitivo”, explica.

Para o integrante do Núcleo das Lojas de Materiais de Construção, Paulo Brixner, a temática trouxe reflexos positivos ao grupo. “Fez com que parássemos para pensar sobre a quantidade de tributos que pagamos, quais são, e as possibilidades de reduzi-los, sem infringir nenhuma lei, somente reavaliando a forma que trabalhamos e olhamos para nosso negócio.”

Para o empresário, o momento foi de analisar possíveis mudanças comportamentais. “Vivemos em uma correria diária e isso faz com que muitas vezes não estejamos atento às mudanças e, é hora de ter atenção, pois precisamos nos adaptar ao que vem por aí”, comenta.

A capacitação aos empresários do Núcleo, já finalizada, terá sequência com consultorias individuais. “O próximo passo está a caminho. Encaminharemos um formulário prévio aos empresários para que preencham e, em seguida, faremos uma análise para agendar reuniões presenciais e individuais, apresentando sugestões de melhores práticas tributárias”, conclui Felipe Machado.