Gestão de Estoque é tema de curso no Núcleo das Lojas de Materiais de Construção

14 de outubro de 2019

Em três noites, o Núcleo das Lojas de Materiais de Construção, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), finalizou o curso Gestão Eficiente de Estoque, com Jean Matos.

O treinamento faz parte das ações do projeto contemplado no Edital Empreender Competitivo 2017-2019, da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), em parceria com a Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

Os empresários conheceram desde o conceito à importância do uso de ferramentas na gestão do estoque, como curva abc, giro de estoque, endereçamento de materiais, entre outras.

Jean Matos define cada uma delas. “Abc significa enxergar os itens mais importantes e classificar por valor e consumo em determinado período; o giro de estoque estuda a capacidade e quantidade de itens para melhorar estratégias de compras e, por último, o endereçamento visa fazer com que itens sejam encontrados com facilidade e sejam melhores locados no estoque.”

Segundo o instrutor, as lojas de materiais de construção contam com um mix intenso de produtos e para isso, é necessária muita organização. “São muitos itens e muitos números de itens e gerir tudo isso é fundamental, para que além de redução de investimento, haja qualidade na localização dos produtos, rapidez, melhor logística e que as compras sejam feitas da melhor maneira possível”, ressalta Jean Matos.

A partir de agora cada empresário do Núcleo terá consultorias individuais e gratuitas in loco para implementar as ações em suas empresas.