Gastronomia: empresas são certificadas no Programa Alimentos Seguros

20 de fevereiro de 2014

Doze empresas integrantes do Núcleo Setorial de Gastronomia, da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), concluíram as ações do Programa Alimentos Seguros (PAS) e receberam o atestado de conformidade que visam a segurança alimentar, em evento realizado na noite de terça-feira (18).

O Programa de Alimentos Seguros é uma ação nacional, mantido e coordenado por entidades do Sistema S (Senac, Sesc, Sesi, Senai e Sebrae), apoiado por órgãos públicos e associações empresariais.  Visa prevenir a contaminação dos alimentos e possui metodologia específica e contempla a implantação de boas práticas, procedimentos higiênicos e sanitários em conformidade com a legislação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária (Anvisa).

Este programa proporciona para as empresas o aumento da credibilidade e competitividade, a redução de perdas através de controles que evitam o desperdício de alimentos, evita o risco de surtos e contaminações alimentares e, desta forma, a exposição negativa do estabelecimento.  Para os consumidores, o Programa proporciona segurança alimentar, evitando prejuízos à saúde causados pela má alimentação.

Ação diferenciada

A gerente executiva do Senac de Toledo, Dalva Zigante Ramos Pires salienta que  o programa complementa o trabalho já realizado por empresários do grupo, com a declaração atestando que estão em conformidade com critérios orientados e cobrados pela Anvisa. “Estas empresas estão niveladas a outras casas em nível nacional com os cuidados que devem ter quando se trabalha no setor de gastronomia. São empreendedores que têm visão ampla de seus negócios e sabem que os detalhes fazem toda a diferença”, diz.

O vice-presidente da Acit, Luiz Eduardo Guaraná, destaca o empenho das empresas para se adequarem. “É uma certificação detalhista, são mais de 100 itens a serem cumpridos, dentro da conformidade da lei. Exige dedicação, responsabilidade e agilidade e se constitui mais uma ação que diferencia as empresas do Núcleo Setorial de Gastronomia de Toledo”, comenta.

Conforme o secretário pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, de Inovação e Turismo, Edemar Rockenbach a iniciativa das empresas em parceria com as entidades envolvidas representa mais uma ação que destaca o município. “Além do atendimento da nossa população, recebemos visitantes vindos de várias regiões do país e até do exterior e podemos indicar estabelecimentos com padrão de qualidade atestada. É uma ferramenta de difusão das boas ideias do empresariado e creio que este é um desafio a todas as empresas da cidade, de buscar este diferencial”, aponta.

Para o coordenador do  Núcleo, Antônio Luiz Redressa, o momento tem grande importância, não somente para os empresários, mas também para a população, pois significa que tem à disposição ambientes certificados com a qualidade exigida e equiparados a estabelecimentos em nível nacional.

Ele enfatiza que em Toledo, desde 2003 as empresas do Núcleo Setorial de Gastronomia já realizavam ações neste sentido, com o Selo de Qualidade, que a cada ano vem sendo renovado com o cumprimento dos requisitos exigidos pela Vigilância Sanitária. A adequação e certificação pelo PAS representam ação complementar, com destaque em âmbito nacional.

O coordenador observa que muitas empresas tiveram que fazer mudanças grandes, como reformas completas em cozinhas, outras tiveram apenas adequações na estrutura. “Tivemos mudanças no modo de operação; foram implementados inúmeros controles para ficar adequados nos critérios de segurança alimentar.”

Difusão

Para a realização do PAS, houve a participação do Sebrae, que por meio do programa Sebraetec, subsidiou 80% da consultoria, possibilitando que os empresários direcionassem os recursos em investimentos nos estabelecimentos. “Foi um longo trabalho de consultorias, com técnicos e nutricionistas e com isso estas empresas constituem exemplo, de certificação nacional em qualidade na manipulação de alimentos. Ainda é uma parcela pequena dos estabelecimentos do setor no município, sabemos que há outras empresas iniciando ou em andamento neste processo e acreditamos na difusão desta prática, lembrando que o Sebrae sempre vai ser parceiro”, enfatiza o consultor do Sebrae, Alan Alex Debus.

O evento contou com a presença do prefeito Luis Adalberto Beto Lunitti Pagnussatt, do presidente da Câmara Municipal, Adriano Remonti, do representante do Sindicato do Comércio Varejista, Beloir Rotta, da diretora da Vigilância Sanitária, Clarice Escher, da presidente do Sindicato dos Hoteis, Restaurantes, Bares e Similares do Oeste do Paraná, Leonídia Romani.

As empresas que implantaram o PAS foram a Água Doce Cachaçaria, Café no Bule, Família Jhony’s Restaurante e Eventos, Golden Restaurante  (Shopping Panambi e Centro Comercial Catedral),Rei Grill e Eventos, Pastelaria Bom Sabor, Restaurante Chinatown (Lago e Shopping), Restaurante Filezão (Centro e Jardim) e Restaurante Peixe Frito Pantanal.